Alimentação YIN - YANG
por Conceição Trucom em Corpo e MenteAtualizado em 04/05/2001 12:53:27
Durante minha jornada para conhecer as diversas técnicas de alimentação verdadeiramente terapêuticas, encontrei a da medicina chinesa. Ela basicamente classifica os alimentos pelo seu potencial de vitalidade energética. Imploro não confundir com a medíocre teoria das calorias.
Como na simbologia do TAO, esta classificação é relativa, pois seu principal objetivo é a busca do equilíbrio da força original.
Assim, existem alimentos que contêm uma predominância da energia Yin, que tendem a nos colocar numa condição mais passiva, indolente, introspectiva, e, os predominantemente Yang, que nos induzem à ação, expansão e movimento.
Dominar este conhecimento, e usá-lo em nossa alimentação diária, é algo que nos torna mais preparados e adequados a todas as situações da vida.
Existem dias que necessitamos estar mais ativos, reivindicativos, guerreiros (no bem sentido), portanto mais Yangs. E, existem dias que necessitamos parar, esperar, interiorizar, vivermos em sabedoria os movimentos de paciência e impotência, portanto mais Yins.