As mudanças e nós
por Ronaldo Cardim em Corpo e MenteAtualizado em 23/11/2000 13:06:51
Aprender, aprender, aprender. Esta é uma das coisas mais difíceis e importantes de nossa vida. Difícil porque para isso a primeira coisa que precisamos é admitirmos que não sabemos, e nem sempre temos humildade e coragem bastante para tal postura, e importante porque é aprendendo que entendemos a necessidade de buscarmos novos conhecimentos constantemente.
Precisamos aprender que o mundo é um lugar dinâmico, onde as mudanças se processam com o ritmo e constância dos ponteiros do relógio.
Os conhecimentos que nos fizeram chegar até onde estamos hoje podem não ser bastante para levar-nos muito longe daqui para frente. Em tempos de informatização e globalização as mudanças são tão rápidas e profundas que aquele que se alicerçar sobre seus conhecimentos acadêmicos e profissionais, sem uma ininterrupta atualização, está fadado à marginalidade profissional, e pior, estará tão fora da realidade que não perceberá porque está fracassando.
Quem sabe e diz "Eu já sei", sabe o quê? Sabe algo que já esta sendo superado por novas descobertas e que não vale mais nada, porque o mundo muda. O único aspécto constante no universo é a mudança.
Precisamos estar preparados para essas mudanças, ou seja, precisamos estar abertos para o aprendizado constante. A oportunidade de aprender está em todo lugar a todo instante.
Podemos aprender nas melhores escolas do mundo, nos cursos de especializações, em palestras, em livros, em congressos, etc... Podemos ainda aprender com as situações novas e dificuldades de nosso dia-a-dia. Enfim, não importa como nem onde, precisamos aproveitar e aprender com tudo, com todos, em todos os lugares e em todos os momentos.
Nas escolas, nos cursos de especializações, nos congressos, adquirimos e atualizamos nossos conhecimentos culturais e intelectuais, indispensáveis para a sobrevivência e crescimento profissional.
Na escola da vida aprimoramos e lapidamos nossos conhecimentos morais, indispensáveis para o nosso crescimento espiritual.
Portanto, precisamos desenvolver em nós uma disciplina de aprender constantemente, uma capacidade de a cada dia aprender algo novo.