Conceitos de Morte
por Ronaldo Cardim em Corpo e MenteAtualizado em 05/06/2000 22:21:01
A morte para alguns nada mais é do que o fim de tudo, ou seja, para esses a morte consuma-se e leva consigo tudo que havia em termos de vida física, energética e espiritual. Esses são os chamados materialistas, crêem que nada exista além do corpo físico.
Outros acreditam que a morte finda apenas e tão somente a vida do corpo físico, e que alguma coisa (alma, espirito, fantasma, assombração, etc.), sobrevive, e dependendo de como tiver sido sua existência irá para lugares distintos vivenciar venturas ou sofrimentos. Se foi bom gozará de felicidade eterna no paraíso, se tiver sido mau sofrerá eternamente no que convencionaram chamar de inferno, porém, se o indivíduo não tiver sido nem de todo bom nem de todo mau irá para o purgatório onde vai depurar-se de suas tendências ruins e assim poder merecer o paraíso.
Os que assim crêem são chamados espiritualistas, ou seja, acreditam que algo mais existe, e que esse algo não morre com o corpo físico. Encontra-se aqui a maioria das religiões entre as quais a católica e grande maioria das evangélicas .
Uma outra parte acredita que a morte nada mais é que a volta do espírito ou alma para o seu plano de vida normal que seria no plano espiritual. Para esses a morte do corpo físico não representa o fim de nada senão de um invólucro carnal que serviu ao espírito na passagem pôr esta vida. Acreditam que o espirito já viveu outras vidas e que viverá outras tantas em outros corpos carnais. São esses conhecidos como espíritas, e diferenciam-se dos espiritualistas pôr crerem na reencarnação, hipótese duramente combatida pelos espiritualistas.