Sem Fanatismos
por Conceição Trucom em Corpo e MenteAtualizado em 04/05/2001 11:35:07
Como alimentar-se corretamente? É importante estarmos alertas, mas sem cometer exageros, porque o fanatismo é uma atitude doentia e anti-social.
De nada adianta ficarmos bitolados no meio de tantos conceitos e regras, sugeridos pelos diversos métodos de saúde. O ideal é extrairmos o que há de prático e acessível, e combinar com nosso ritmo de vida, sem stress.
É importante aprendermos sobre como funcionam os alimentos em nosso metabolismo, para saber dosar e decidir com propriedade o que é benéfico e o que pode ser prejudicial.
Atitudes muito radicais acontecem pela falta de informações idôneas e ignorância sobre as necessidades do nosso corpo.
No outro extremo estão aqueles que usam e abusam de tudo, argumentando que de qualquer jeito vão morrer. Entretanto, são repetitivos e destrutivos, sem disposição ou energia vital. Sem saúde também não há alegria. Destes quero distância, a menos que desejem mudar de verdade.
Mas qual a dose certa?
Compaixão pela própria vida. Desejo pessoal determinado de evoluir e a cada dia sentir-se melhor. Estar sempre buscando informação para aumentar a consciência. Bom senso. Bom humor. Criatividade.
Alimentação Consciente é aquela que deixa o corpo leve o dia inteiro. Tem uma digestão fácil, portanto melhor assimilação. É menos artificial, pois há preferência pelos alimentos integrais, que concentram mais nutrientes, micronutrientes, fibras, água, energia vital e cor.
Retiram-se os excedentes que dão muito trabalho digestivo e desgastes ao organismo, e acrescenta-se um universo de novos sabores.
E, por último, por ser balanceada, promove um harmonia integral que potencializa as energias física e mental, abrindo espaços cada vez maiores para as atitudes que levam direto ao caminho da sabedoria e da evolução.