Separação: Mãe filho - pai
por Rodolfo Fonseca em Corpo e MenteAtualizado em 18/08/2000 00:14:45
Uhh, questão complicada. Quero deixar claro os seguintes pontos: Sou jovem, tenho hoje 21 anos, sei hà 14 o que é ter pais separados e acredito que tenho uma "idéia clara" sobre isso.
O relacionamento entre homem e mulher envolve uma série de fatores. A tendência é na maioria dos casos que com o tempo essa relação se desgaste, e ai resta amizade, companheirismo e, na maioria dos casos "porrada". A falta de interesse sexual causa mais stress e ou você separa ou briga toda hora, porém quando existem filhos a história muda. O certo sem dúvida seria separar porque os pais também tem direito a buscar mais uma vez a felicidade. Mas e os filhos?
Acredito que instintivamente os filhos tem uma imagem sobre o pai diferente da imagem da mãe. Ex: Mãe é amor, perdão e suporte. O pai é respeito e independência. Então desde o inicio de sua vida até os 12/15 anos ele vai morar com a mãe, porque precisa de amor, compreensão e suporte. Depois a superproteção começa a sufocar e a mãe já representa também uma série de limitações; e ai entra o pai, com sua independência e postura de realizações. O filho sempre precisará das duas partes, mas para se desenvolver bem, vai precisar da presença "mais forte" de cada parte, no tempo certo.
Quem sofre mais com essa história é a mãe pois pode sentir-se abandonada duas vezes.