Menu

Atenção

por Elisabeth Cavalcante em Espiritualidade
Atualizado em 30/04/2009 15:07:41


Como ampliar o estado de consciência para manter-se imune às armadilhas do ego? A única maneira de conseguir isto é através de um estado de total atenção ao momento presente.

Perceber cada ação, cada sentimento e cada emoção de maneira plena nos ajuda a fortalecer nossa percepção do quanto a mente – expressão maior do ego – tenta, o tempo todo, nos levar para o passado ou o futuro.

A inconsciência e o agir de modo automático reforçam nossa dominação pela mente. Entretanto, ainda vivenciamos a ilusão de que somos nós que exercemos o comando sobre ela.

Mas é preciso lembrar que atenção não pode ser confundida com repressão. Reprimir um sentimento só faz com que ele se amplie ainda mais. Observar, sem qualquer julgamento, apenas buscando entender sua origem é o melhor meio de aprender a lidar com o que sentimos.

Quanto maior for o seu saber acerca de si mesmo, maior será também a sua compreensão dos processos internos que vivencia. E quanto maior a compreensão, menor será o poder que estas energias exercerão sobre você.

Não existe possibilidade de libertação a não ser pelo entendimento e aceitação daquilo que somos e do que sentimos. Este é um processo extremamente belo para quem está disposto a se permitir a aventura de conhecer profundamente seu próprio interior.

Encarar este exercício como uma grande oportunidade, ao invés de um sacrifício, fará toda a diferença. A escolha é totalmente nossa e através dela podemos mudar de rumo e escolher uma nova maneira de viver ou, ao contrário, continuar seguindo o caminho já conhecido. Ele pode ser mais fácil e muito mais cômodo, mas certamente não nos levará à transformação que buscamos.

“...Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.
Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos.
Por um certo tempo, você vai sentir-se atordoado.
Por um certo tempo, você vai sentir-se muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.
Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas.
Esta é a sua alma, o eu.
Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos; nasce uma nova ordem. Mas esta não é a ordem da sociedade - é a própria ordem da existência.

É o que Buda chama de Dharma, Lao Tsé chama de Tao, Heráclito chama de Logos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência.
Então, de repente, tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo...

Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego continua encontrando motivos para sofrer....

...A árvore não está fazendo nada - apenas uma brisa, uma situação, e a folha seca simplesmente cai. A árvore nem mesmo percebe que a folha seca caiu. Ela não faz qualquer barulho, ela não faz qualquer anúncio - nada. A folha seca simplesmente cai e se despedaça no chão, apenas isso.
Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo. Ela pousa no chão e morre por si mesma.
Você não fez nada, portanto, você não pode afirmar que você a deixou cair. Você vê que ela simplesmente desapareceu, e então o verdadeiro centro surge.
E este centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como o quiser chamar.
Ele é inominável, assim todos os nomes são bons.
Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir".

Osho, Além das Fronteiras da Mente



estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Gostou?   Sim   Não  
starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


elisa
Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.
Atende em São Paulo e para agendar uma consulta, envie um email.
Conheça o I-Ching
Visite o Site do Autor

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.

Deixe seus comentários:



Veja também

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa