Cidadania - direitos e deveres - e a força da Internet
por Sergio Scabia em EspiritualidadeAtualizado em 21/09/2000 19:29:01
Cuidado. Proteja cuidadosamente sua preciosíssima ferramenta de trabalho!
Ou: vamos buscar a verdade muito além do velho e manjado marketing?
Mas, o que tem a ver isso com as matérias que fazem parte de um site
de autoconhecimento?
Tem tudo a ver.
Devemos aprender que temos valor, que somos seres de unicidade e perfeição
únicas, que a nossa auto-estima precisa estar presente sempre e que,
além do mais, temos o poder em nossas mãos. O poder de escolher
os produtos, as companhias, os serviços.
Somos seres que evoluem e por isso temos o dever de avaliar nossas experiências
e retransmitir a verdade, dando a cara para bater se for preciso.
Nós somos as pessoas que mantém as companhias, que pagam, no fim,
com a própria suada energia, os salários de pessoas que tem a
obrigação de oferecer produtos cada vez mais seguros, confiáveis,
baratos, ecologicamente corretos e fáceis de usar, bem como serviços
que estejam efetivamente à altura desses produtos.
Quando compramos algo estamos dando um credito de confiança ao vendedor,
mas esse credito pode vir a ser retirado facilmente em função
de múltiplos fatores. O resultado pode demorar, mas vai aparecer, com
certeza.
VERITAS VINCIT: a verdade vence, liberta e nos ajuda a crescer.
Bom, quero usar este espaço privilegiado para contar um episódio
curioso:
Meu celular startac Motorola digital, com oito meses de uso, parou de funcionar.
Nunca maltratei o pobre aparelho e nem nunca caiu na água ou tomou chuva.
Como a garantia do fabricante é de um ano fui até uma assistência
autorizada.
Dois dias de constantes telefonemas de minha parte para dar finalmente o veredicto
:
um orçamento de 562.85 R$…
Fiquei sabendo que "entrou liquido no aparelho" e que precisava trocar
a placa de radio.
Com a consciência limpa suspendi o conserto e recorri via Internet ao
SAC (Serviço Atendimento ao Consumidor) da Motorola para solicitar uma perícia
no aparelho, pois efetivamente nunca tinha "entrado liquido" e eu
sou a única pessoa a usar o aparelho.
De nada adiantou reclamar, pedir e argumentar. As demoradas e concisas respostas
do SAC Motorola não me deixaram esperanças.
Percebi, porem, que no manual de uso, o fabricante escreve:
"Durante o desenvolvimento…. o telefone foi aquecido, vaporizado, recebeu choques elétricos e mecânicos, foi colocado em situações de muita poeira… e continuou funcionando! Estamos confiantes que o telefone que você adquiriu atenderá a todas as suas exigências".
Engraçado, estou cismado que a pior situação que meu pobre aparelho teve de suportar foi ter ficado no bolso da camisa, onde, em dias de muito calor, ficou sujeito às condições de humidade que bem conhecemos, quando até as notas de dinheiro ficam umedecidas pela condensação do suor do corpo. Transmiti esse fato para o SAC Motorola cuja resposta que me deixou boquiaberto diz:
"Seguem abaixo algumas condições que
podem causar a oxidação na placa de um aparelho celular:
- Deixar o aparelho dentro de banheiros durante o banho de ducha quente;
- Tomar chuva com o celular (as vezes passa despercebido, mas durante um dia
chuvoso o cliente pode ter se locomovido de seu automóvel para um local
coberto e o celular permaneceu preso na cintura);
- Deixar o celular sobre a mesa durante as refeições ou degustação
de bebidas;
- Transportar o celular em bolsas ou malas junto com alimentos perecíveis
úmidos (derivados de carne, leite etc..) ou substancias liquidas (refrigerantes,
perfumes, remédios, etc)
- Deixar o celular expostos em toalhas estendidas na areia de praias marítimas
ou fluviais (em dias muito quentes a areia exala grande quantidade de umidade)
Leva-lo para a beira da piscina".
Bem diferente dos pontos altos que o manual de uso enaltecia…aí
vai minha pergunta: será que comprei gato por lebre? Como explicar tanta
disparidade entre as informações do manual e as do SAC Motorola?
Mas considerando agora os fatos:
1- Segui minha intuição e permaneci sereno e tranqüilo.
Foi excelente ficar 15 dias sem celular, tive a sensação de ter
ganho mais liberdade!
2- Expressei meus pontos de vista e minha posição clara e verdadeira
para com as pessoas responsáveis pela assistência técnica
e pelo SAC Motorola, não aceitando julgamentos que não combinavam
com os fatos. E me senti bem em fazer isso! E foi muito fácil via e-mail!
3- Pude avaliar a qualidade desse serviço que está muito aquém
daquele fornecido pela mesma empresa em países mais desenvolvidos, onde
o Consumidor efetivamente está mais protegido e garantido nos seus direitos.
4- Tive sorte com a demora das respostas do SAC Motorola, visto que, aguardando
uma posição definitiva, não autorizei um conserto absurdo
que valia mais do que o preço de muitos celulares mais modernos, menores,
mais leves e com Internet.
Querem saber o final da historia?
É realmente inacreditável. O startac ficou na gaveta durante 15
dias e provavelmente a bendita placa deve ter secado, visto que, para minha
enorme surpresa, ao apertar o botão "Liga" o celular voltou
a funcionar normalmente, como se nada tivesse acontecido.
E agora… como fica a bendita assistência autorizada com seu demorado
e caríssimo orçamento? Que papelão, hein?
Queria somente transmitir aos nossos usuários esse fato curioso e recentissimo,
reafirmar que precisamos estar sempre confiantes, serenos, tranqüilos e
firmes, buscando a verdade e a justiça, pois isso não tem preço
e irá melhorar aos poucos tudo em nossa vida e à nossa volta.
Evoluímos melhorando continuamente nas pequenas coisas, visto que quase
tudo no nosso dia a dia é feito de pequenas coisas. Evoluímos
sem parar pela nossa disposição, energia de busca e perseverança
e somos premiados pelo Universo com pequenos mas significativos prêmios…
não foi esse o caso?
Somos únicos, fortes, verdadeiros, SOMOS TODOS UM!