Dois irmãos
por Saul Brandalise Jr. em EspiritualidadeAtualizado em 07/06/2001 17:50:22
Nem sempre a origem determina a nossa personalidade e maneira de proceder. Somos fruto, exclusivamente, de nossas atitudes e pensamentos. O meio em que vivemos exerce, é claro, influência no nosso comportamento. O que faz a diferença, na realidade, são atitudes e pensamentos.
Dois irmãos, mesmos pais e a seguinte postura:
1. Um deles, Wilson, sempre se preocupou em gastar menos.
2. Emerson, o outro irmão, adotava a postura de ganhar mais.
Ambos estavam absolutamente corretos nos procedimentos diários e na sua maneira de administrar os negócios. O que queria gastar menos construiu uma vida sólida e próspera. O outro, em compensação fez uma fortuna algumas vezes maior do que o irmão.
A diferença fundamental estava na postura adotada... Enquanto um cuidava do caixa da empresa, o outro estava atento as alterações do mercado. Claro que este último via antes as oportunidades de negócios...
E você, como faz? Já descobriu o seu “norte”? Diz o ditado que os inteligentes aprendem com os próprios erros mas, só os sábios aprendem com os erros e acertos dos outros.
Quando, num passado recente, me fizeram esta comparação, fiquei pensando na sua simplicidade e também na riqueza desta informação.
Várias vezes adotei cada uma das posturas e sempre o resultado foi semelhante ao obtido pelos irmãos. Você pode estar se deixando levar e acreditando que isso só se aplica na sua vida material.
Engano, veja o seguinte exemplo:
1. O primeiro irmão sempre escondeu os seus sentimentos e viveu em paz com seus semelhantes.
2. O outro irmão, diariamente demonstrava aos seus entes queridos e a todos com quem convivia, o seu amor.
Qual deles conseguiu ser mais feliz? A sua consciência responde...
O importante, em nossas vidas, é sabermos olhar e enxergarmos o que esta atrás da porta, do outro lado da parede. Quando isso se torna possível, estamos dando um salto enorme em nossa evolução espiritual e solidificando a nossa caminhada.
Entender e ver os defeitos dos outros é fácil. Difícil é descobrirmos o tesouro que cada ser humano possui na sua individualidade. Ninguém é tão ruim que não possua nada de bom.
Nos veremos por aí...
Um beijo na sua alma.