Gancho de sabedoria
por Bel Cesar em EspiritualidadeAtualizado em 19/02/2009 14:08:35
Ontem, falando com um amigo brasileiro que trabalha no mercado financeiro em Nova York, ele me disse: “Está tudo parado... não é que as pessoas estejam negativas, é que elas não sabem o que fazer. Pois elas já sabem que as estratégias anteriores não funcionam mais”!
A boa notícia aqui é, sem dúvida, que de fato estamos prestes a mudar. Quantas vezes ficamos presos a nossos padrões de conflito porque ainda acreditamos em nossas antigas estratégias?
Há dezenove anos, quando me divorciei, passei por um período em que absolutamente não sabia por onde recomeçar. As crianças eram pequenas e os desafios eram maiores do que eu parecia ter forças para encarar. Então, meu mestre Lama Gangchen, me disse para viajar com ele por dois meses pelo Oriente. Por um lado, me sentia sendo salva pelo gancho da sabedoria; por outro, parecia uma folha solta em águas turbulentas.
Durante toda a viagem, eu chorava mesmo sem saber por que, principalmente quando Lama Gangchen me olhava com carinho e perguntava: “Tudo bem?” Esta pergunta era o gatilho para me emocionar e voltar a chorar... Seu olhar era sincero e profundo.
Sensível e deprimida, não era difícil chorar novamente...
Mas foi a pergunta crucial de um amigo que estava na viagem que me fez sair da sensação de estar atolada: “Bel, mas por que você chora?” Eu disse: “Eu nem sei mais, parece que não sei mais quem sou”. Aí ele disse: “Esta é a boa notícia, você está realmente mudando, porque já não está mais encontrando a velha Bel que a levou a estar em crise hoje”. Esta conversa de poucas palavras me deixou atônita! Surpresa, senti uma nova esperança de que todo este processo confuso iria passar. De fato, passou.
Hoje sou grata pela força que tive de meu mestre, de meus amigos e de minha coragem interior, que me estimularam a seguir em frente. Todos foram as mãos que me projetaram no futuro!
Aliás, como me disse de forma tão bonita uma paciente na semana passada: “Agora posso sentir que tem algo de mim me esperando no futuro!”