Imagens Mentais: Insegurança
por Izabel Telles em EspiritualidadeAtualizado em 01/04/2005 12:14:30
Repare na imagem que está tão presente na mente das pessoas inseguras: um ser tenta atravessar um vale andando desequilibrado sobre uma corda bamba e quebradiça. Tem os olhos vendados e não sabe onde pisa. Vai arrastando os pés sobre a corda, tentando acertar os passos, mas sem ter segurança do que está fazendo. Seu coração bate forte e descompassado, aumentando sua ansiedade.
A paisagem torna-se um profundo, escuro e ameaçador lugar para estar.
Esta carta fala daqueles momentos da vida em que temos de fazer mudanças e tudo ao nosso redor se toma brumoso e difícil, porque somos seres em duvida, sem ter certeza do que queremos. Não nos conhecemos bem e por isso tudo acaba representando um precipício no qual podemos cair e morrer.
Se você se sente retratado nesta carta e está de acordo com a descrição dela, lembre-se de que a mente exagera sempre e carrega no contorno das representações. Faça as fotocópias da imagem ao final do texto, espalhe-as por onde passa e apóie-se nessa visão.
Como reverter a imagem:
Criei para você um exercício que deverá ser feito obrigatoriamente ao acordar e ao deitar por, no mínimo, três meses. Mas você também pode fazê-lo todas as vezes que se sentir inseguro, durante o dia ou nas noites de insônia.
O importante é fazer o exercício sentado, de olhos fechados e com a palma das mãos apoiada nas pernas. Lembre-se de respirar longa e vagarosamente três vezes antes de começar o exercício. E o mais importante: concentre-se na intenção do exercício, que vai durar apenas poucos segundos.
Exercício do passo firme
Imagine-se num campo de flores e veja na sua frente um grande rio passar mansamente escorregando sobre um leito de areia branca e fina. Saiba agora que precisa atravessar o rio, porque ele representa a mudança que tem de ser feita em sua vida. Respire uma vez e veja surgir sobre o rio uma ponte forte e segura, por onde você passará pisando firme e positivamente. Veja-se atravessando a ponte e, ao chegar ao centro, olhe para o rio que corre debaixo dela e veja ou imagine sua insegurança se desmanchar nas águas, escorrendo pela correnteza até desaparecer no mar. Então recomece a andar sobre a ponte e imagine-se chegando triunfante ao outro lado do rio. Respire e abra os olhos.
Você pode fazer um cordão usando um barbante bem grosso de pouco mais de 2 metros de comprimento. Faça nele 21 nós – distantes pouco menos de 10 cm – e passe a andar com ele na bolsa ou no bolso e, ao menos duas vezes por dia, ao tocar todos os nós, diga mentalmente: “Por saber o que quero tenho o poder de realizar tudo nesta vida”.
link Livro das Transformações, Editora Ágora