NÃO
por Saul Brandalise Jr. em EspiritualidadeAtualizado em 20/08/2001 10:58:36
Certamente, como a grande maioria - me incluía até ontem - você continua sem se dar conta da enorme força desta pequena palavra: NÃO.
Ontem, numa viagem noturna para Toledo (PR), fiquei meditando sobre ela. Descobri que possui um sobrenome. Identifiquei suas várias formas e, quanto mais penso, mais descubro que pouco ou nada sei sobre ela. Tenho absoluta certeza que, com você, não é diferente. Já consegui, contudo, concluir algumas coisas.
Particularmente existem alguns tipos ou formas com as quais eu não consigo conviver:
- O não da incompetência. É mais fácil dizer que não dá do que tentar fazer.
- O não da comodidade. Porque mudar se assim esta bom ?
- O não do fracasso. Deus me livre, nem quero tentar ...
- O não do medo. Isso não vai dar certo...
- O não do ciúme. Ele não pensou em todos os detalhes. Corre um grande risco.
- O não da inveja. O não da calunia... O não de todas as forças negativas do Universo.
Os desdobramentos são enormes. Quantas vezes um não atrapalhou a sua vida? Quantos arrependimentos por termos dito não na hora errada ? Quantas vezes dissemos não e queríamos efetivamente dizer SIM. ?
Hoje estou mais consciente da necessidade de sermos mais flexíveis para depois não nos arrependermos das conseqüências. Agora, meditando, enquanto escrevo, percebo que em todas as aplicações negativas, inadequadas, as conseqüências são desastrosas. Sempre perdemos ou atrapalhamos significativamente a nossa evolução profissional. A espiritual, nem se fala, pois somos pura energia e nossas baterias são carregadas por nosso cérebro. Pensou negativo, negativo fica. Imaginem AFIRMAR-SE negativamente ...
O não esta inversamente proporcional ao correto entendimento e utilização da nossa voz interior. Quanto mais o utilizamos, mais nos distanciamos dos benefícios de uma aplicação adequada dos SINAIS que o UNIVERSO nos oferece. A sua “voz interior” não admite vacilo. Assim como vem passa. São frações de segundo entre sua chegada, interpretação e visão de resultado. Estarmos atentos é o grande segredo. Substituir o SIM pelo não é a chave desta porta.
Sim eu posso... Sim eu faço... Sim eu quero... Sim eu sou capaz. Sim, conheço todos os detalhes (mesmo que os desconheça). O importante é a postura que adotaremos frente ao problema que enfrentamos.
Sem medo de errar, podemos afirmar que o NÃO é a maior ferramenta de um incompetente. Em sua empresa, todos os dias, ele esta sendo aplicado e corroendo o seu lucro. Sua comodidade supera, em muito, para muitas pessoas, o prazer de vencerem a si mesmas.
Você conhece melhor sabor do que a derrota aplicada em si mesmo ?
- Não. Que pena ... Quer mudar ? Diga mais SIM.
Nos veremos por aí.
Um beijo na sua alma.
Saul Brandalise Júnior