No retorno do tempo
por Rubia A. Dantés em EspiritualidadeAtualizado em 11/11/2002 11:30:01
"Atividade e repouso, movimento e inércia, ascensão e declínio são eternos e os mesmos caminhos que sempre o irrepetível percorre. Muda constantemente a natureza, porém sempre ao longo das mesmas estações. Nunca as mesmas flores, mas sempre a primavera".
Esta parte do prefácio do I-Ching sempre me encantou desde a primeira vez que li, quando era mais jovem e não sabia das coisas do tempo.
Hoje já vislumbro um pouquinho mais dessa magia e posso entender melhor...
Muitas vezes uma coincidência muito grande acontecia e me encantava pelos sinais muito nítidos... indicando que alguma coisa ia acontecer... mas, depois de algum tempo, nada mais acontecia naquele sentido e eu ficava sem entender o porquê daquela sincronicidade... a história não ficava completa...
Até que fui percebendo que as coisas não acontecem da forma linear a que estamos acostumados.... que o tempo é radial e não linear...
E fui começando a perceber mais claramente como... fatos relacionados com sincronicidades que aconteceram no passado, voltam a se manifestar no presente e novas sincronicidades clareiam partes daquela história...
O tempo vem em ciclos... maiores e menores e que quando se completam tornam a recomeçar.
Esses ciclos contínuos de tempo... quando retornam, trazem de volta determinadas qualidades de energia, e é aqui que temos a oportunidade de voltar a viver o que ainda precisa ser resolvido e trabalhado. Podemos mudar os padrões que limitam e dar uma acelerada no nosso processo evolutivo.
Mas... como tudo é impermanente, voltam os ciclos mas.... nem nós somos mais os mesmos... nem o que está ao nosso redor é igual ao que foi antes...
"... nunca as mesmas flores mas sempre a primavera".
Por isso a importância de viver cada momento como se fosse único porque realmente é.... daquela forma como aconteceu.
Mas... ficando atentos ao fato de que os ciclos retornam e trazem de novo a mesma energia e com ela a oportunidade de viver coisas que vão dar um significado novo à nossa vida.
Assim vamos montando nosso quebra cabeça pessoal, sempre lembrando que nada acontece por acaso e que tudo tem um porquê... e que, mesmo que não entendamos os sinais na hora em que se manifestam... lá na frente, quando no retorno do tempo as energias voltarem trazendo novas sincronicidades, iremos conseguir dar mais clareza às coisas.
Esses sinais... quando se juntam ao que já temos... dão um sentido cada vez maior à nossa história como personagens da imensa teia de luz onde cada um é único na forma de se expressar e ao mesmo tempo "Somos Todos Um".