Oração
por Wilson Francisco em EspiritualidadeAtualizado em 29/10/2002 16:34:30
Dia desses recebi por e-mail de uma amiga, a Carla, um material interessante: o Pai Nosso original do qual derivou com transformações e interpolações a oração que todos aprendemos desde a infância. Eu sempre falo com ela sobre sincronicidade e dessa vez aconteceu de novo.
Transferi a oração para um arquivo e um dia depois o Lázaro esteve aqui no escritório pedindo informações ou material sobre prece inteligível, um tema que ele iria desenvolver no Centro Espirita Evangelho em Ação onde atua como expositor e coordenador de reuniões.
Está aí um fato simples, mas interessante. Estamos todos conectados com o Universo. Quando nos disponibilizamos a agir e encontramos recepção, o sincronismo se dá. A Carla tinha o material, entrou em sintonia, deu andamento ao processo, transferindo o material para mim e o Lázaro chegou.
Sempre que você tiver algo, disponibilize-o para o Universo, mostre sua dor, suas alegrias, tudo que você sabe ou que está guardado em seu coração e cérebro e o Universo te contemplará com respostas e buscas.
E respostas e buscas é o que se procura com a oração. Falemos então um pouco sobre este assunto:
ORAÇÃO: efeito permanente ou provisório
No livro Missionários da Luz, transmitido através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, o autor espiritual André Luiz trata de um episódio envolvendo um casal. O marido estava comprometido em uma relação extraconjugal que favorecia um processo de vampirismo através de formas-pensamentos ou larvas astrais. A mulher, ao contrário, mantinha um condomínio espiritual de alto nível através de atitudes sérias e orações constantes.
Segundo este autor espiritual, estão sujeitos a ações vampirescas os seres humanos fracos da vontade, criminosos de vários matizes, aleijados do caráter, doentes voluntários e teimosos de todo tipo. Estas pessoas segregam forças detestáveis formando campo propicio à criação de formas horripilantes, pois a matéria mental de que dispomos está revestida de força plasmadora e exteriorizante.
Ele quer dizer que todos temos atributos divinos e podemos criar, renovar, aprimorar ou destruir. O marido, nesse caso, utilizava seu poder mental para organizar e dar vitalidade a seres inferiores que se atrelavam aos seus órgãos, em particular na região sexual, por causa de seus atos de infidelidade.
No entanto, a esposa era portadora de um poderoso antídoto: o hábito de orar. A prece, quando realizada pelo coração e por pessoas virtuosas estabelece fronteiras vibratórias intransponíveis, tanto na pessoa como no seu lar ou onde estiver.
André Luiz, o repórter do Além, recebe permissão para acompanhar este caso.
O homem chega em sua casa a noite, cansado. Dirige-se ao quarto e deita. Ainda acordada, Cecília faz a prece de costume, deitando-se também. A oração da esposa se transforma em partículas resplandecentes que se projetam em seu corpo e no corpo do marido dirigindo-se em várias direções, especialmente na zona do sexo, destruindo pequenas formas escuras.
Há uma luta intensa entre as luzes da mulher e as trevas do marido.
Em dado momento, tudo se ilumina. (A AÇÃO DA PRECE ILUMINA E PROTEGE)
A expressão do homem se transforma e o seu semblante se pacifica. Enlaça a esposa e dorme tranqüilamente.
A ação de Cecília, todavia, não resolve a situação do marido, apenas ameniza e o protege provisoriamente. (O EFEITO DA ORAÇÃO, PODE SER PROVISÓRIO) Representa, na verdade, um acréscimo de misericórdia que Deus disponibiliza para todos as criaturas, através de quem lhe deseja o Bem.
Enquanto estiver na condição de beneficiado, todas estas ações representarão empréstimo temporário.
A cura real só se dará quando tudo isso que ele recebeu for anexado em seu universo como patrimônio próprio, conquistado por seu esforço e sabedoria.
De posse deste empréstimo, que é a presença sadia da esposa, ele terá todas as condições para sair desse processo de vampirismo. O primeiro passo é evitar a infidelidade, convergindo para sua esposa e para o seu lar suas atenções e interesses.
A seguir, estabelecer um plano de transformações, alterando pensamentos e cultivando projetos vivenciais de qualidade.
PORQUE FECHAMOS OS OLHOS PARA FAZER A ORAÇÃO
É comum em qualquer lugar onde se cultiva a oração que as pessoas no inicio fiquem orando com os olhos fechados. E é interessante que saibamos o seguinte: este procedimento não é resultado de ritual ou costumes, pura e simplesmente. O que se sabe através de pesquisa é que o ritmo alfa é um estado alterado que facilita a experiência espiritual. Para que a pessoa entre nesse ritmo é fundamental que mantenha os olhos fechados.
PAI NOSSO
O "Pai-Nosso", a prece ecumênica de ISSA ( Jesus Cristo), deriva de uma oração escrita em aramaico. Ela está escrita numa pedra branca de mármore, em Jerusalém /Palestina, no Monte das Oliveiras, na forma que era invocada pelo Mestre Jesus. O aramaico é um idioma originário da Alta Mesopotâmia, ( séc. VI A/C). Jesus sempre falava ao povo em idioma aramaico.
A tradução direta do aramaico para o português, (sem a interferência da Igreja), nos mostra como esta oração é bela, profunda e verdadeira, condizente com o Mestre Jesus.
"Pai-Mãe, respiração da Vida,
Fonte do som, Ação sem palavras, Criador do Cosmos!
Faça sua Luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós para que possamos torná-la útil.
Ajude-nos a seguir nosso caminho
Respirando apenas o sentimento que emana do Senhor.
Nosso EU, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como Reis e Rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo, sejam um só, em toda a Luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da Terra dentro de nós, pois, assim, sentiremos a Sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iluda, E nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o Poder e a Glória do mundo, a Canção que se renova de tempos em tempos e que a tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o solo onde crescem nossas ações.
Que assim seja !!!
Estejam com Deus!!!"
Eu fiquei contente ao ler esta oração, porque nas vivências enfatizo sempre que as pessoas devem dar uma atenção especial à respiração. Tenho visto ótimos resultados com os exercícios respiratórios, tanto para a vida diária, profissional ou religiosa. E neste Pai Nosso, se fala bem da respiração.ORAÇÃO CONSCIENTE
Após várias experiências com grupos e pessoas cheguei a esta conclusão: a oração deve ser realizada com consciência e com plena convicção de que haverá resposta.
O Universo ou Deus tem sempre algo para você e Jesus ensina isto quando fala sobre pedir e obter. Eu tenho visto, no entanto, orações feitas sem um mínimo de consciência. Longe de mim a pretensão de que esta ou aquela oração terá resultados. O Universo surpreende a gente. Recordo muito bem de uma família que eu atendia espiritualmente em Santo André. Eles não tinham disponibilidade nenhuma para ir ao Centro Espírita, nem se dedicavam a qualquer outra religião. De vez em quando, participavam das reuniões que eu e a Maria realizávamos.
E sempre obtinham resultados excelentes. Na filha foi feita uma cirurgia espiritual no estômago que o médico constatou tempos depois através de exame e o filho, que era aviador, teve curado seu olho, num processo inflamatório que poderia inviabilizá-lo na carreira profissional.
Apesar disso, entendo que a consciência, nesse processo de orar - de pedir, é fundamental e dou a seguir um passo a passo que pode ajudar bastante quem tiver interesse em realizar a oração consciente:
- Observar cada palavra, sua estrutura e força
- Verificar com consciência o compromisso assumido
- Sentir internamente o efeito vibracional de cada palavra/compromisso
- Trazer o apelo do coração para os lábios pronunciando-o com plena convicção
- Aguardar e estar atento à resposta
ORAÇÃO INTELIGÍVEL
Entre os evangélicos há uma informação interessante: eles dizem que você deve ser bem claro ao pedir as coisas para Deus.
Eu até concordo com eles, neste aspecto, porque quando você pede, por exemplo, a cura para uma dor se você diz: “Ah, meu Deus eu sofro, tira este sofrimento”.
Você está sendo disperso (a sua prece pode ser ininteligível).
Agora, se você diz: Olha, meu Deus, eu quero curar esta dor de cabeça. Então, nesse caso, você estará organizando, dando plasticidade e dirigindo sua própria energia para a cura daquela dor de cabeça; seu cérebro recebe, neste momento, esta ordem e aciona todos o seu universo celular a procura de recursos a fim de sanar aquela dificuldade. Enfim, você estará mobilizando Terra e Céus, ou seja: Deus, seu corpo e sua espiritualidade.
Esta será, tenho certeza, uma prece inteligível.