Ser e não ser esta é a solução
por Izabel Telles em EspiritualidadeAtualizado em 18/05/2007 00:30:44
Já posso ver minha querida amiga Maria Flávia de Monsaraz – fundadora do Quiron – Centro de Astrologia, em Portugal – dizendo com sua graça e iluminada presença: "não fui eu que criei esta verdade". Aprendi com meus mestres.
Sim, minha amiga, sei disso. Mas quero que você saiba que foi em uma de suas magníficas aulas que ouvi esta afirmação: é preciso ser e não ser.
Ser e não ser estas poucas palavras mergulharam profundamente no meu sistema sanguíneo modificando, com certeza, o curso da minha história pessoas. Num flash essa frase encontrou outra no meu sistema cerebral: ser Zorba e ser Buda num mesmo instante de vida.
Depois que ouvi esta frase em uma de suas inesquecíveis aulas - ministrada no planetário de Lisboa - onde nos sentamos em posição de astronautas para olhar no céu a trajetória mística dos planetas - enquanto tomada por um poder extraordinário de ser sábia e ser simples ao mesmo tempo - você, querida Maria Flávia, nos fazia sentir verdadeiramente que só somos completos quando comungamos nosso ser individual com o não ser do Ilimitado Universo do Divino e do Cósmico!
Ao mesmo tempo, ali no Planetário de Lisboa, me senti pequeninamente humana e gigantescamente divina. Não entendi o que nos dizia com o hemisférico cerebral esquerdo. Entendi com todas as moléculas do meu coração.
Na saída da aula tentei tocar sua mão, agradecer suas palavras, abraçar seu ser. Mas eram tantas as pessoas querendo fazer a mesma coisa que preferi sair para caminhar pela calçada do Mosteiro dos Jerônimos olhando o céu, tentando decifrar o braile das estrelas e das constelações.
A presença ilimitada do Ser Divino no coração do ser limitado que somos nós, foi assim que J.I. Leloup falou sobre ser e não ser no nosso último retiro espiritual numa cidade perto de São Paulo. Nas anotações do meu caderno encontrei depois desta afirmação do Leloup uma linha sublinhada em azul com os seguintes dizeres: meu corpo não pode voar; mas meu ser divino tem asas. Portanto, posso voar.
Escrevi tudo isso para dizer uma coisa que acredito muito: praticar exercícios com imagens mentais é uma eficiente forma de tocar o ilimitado dentro do seu ser. Meditar sobre uma imagem, um poema, uma frase também é uma forma de re-ligar, refazer, reforçar esta coneção. Ser e não ser ao mesmo tempo.
Ser colocando sua atenção no seu corpo, na sua postura, na sua respiração. Não ser captando, com todos os seus sentidos, o mundo divino que está além das brumas, das incertezas, do diálogo interno repetitivo que nos aprisiona e nos culpa roubando nosso tempo e nossa energia. O não ser está muito além daquilo que posso ver com meus olhos abertos.
Um artista é quando empresta suas mãos para a expressão de uma emanação que não é (intuição, talento, inspiração) expressar beleza numa tela. Um músico é quando empresta seu corpo, seu equipamento humano para uma força que não é (dom, sopro divino) expressar sua voz.
Nas palavras de J.I. Leloup - que voltará ao Brasil em novembro deste ano -
“De início, a experiência do Ser Essencial está no contato com a natureza. Essa experiência de se fazer um com o universo não é somente uma experiência estética como diante de uma bela paisagem ou um pôr-do-sol. Nós encontramos esta dependência e interconexão de todas as coisas da qual falam os físicos, com esta fraternidade cósmica da qual fala São Francisco de Assis. Nós nos tornamos realmente irmãos das estrelas, da água, da terra. Ao mesmo tempo nós somos nós mesmos totalmente na nossa forma e nos nossos limites, e ao mesmo tempo nós estamos no aberto. Nossos limites não mais nos encerram. Eles se tornam, ao contrário, o local de acolhida de uma presença infinita”.
Unir os versos. Unir o ser e o não ser (alcançando aquele estado que C.G. Jung chamou de individuação). Assim quis, Maria Flávia de Monsaraz definir a palavra Universo que, eu sei, ela dirá, foi o que ela aprendeu com seus mestres e, como mestra, ensina aos seus alunos.
- Se você mora em (procure conhecer os cursos de astrologia cármica ministrados pela Maria Flávia de Monsaraz – astróloga transformativa capaz de fazer de seus ensinamentos uma viagem transcendental. Quiron - Centro Português de Astrologia - Telefone: 21- 347.0628) Portugal(*)
- Se você (não deixe de entrar no site da Editora Vozes para conhecer os livros de J.I Leloup ; link
J.I. Leloup estará novamente no Brasil em Novembro de 2007. Mais informações no site link mora no Brasil(*) (ou em qualquer outro lugar do Planeta)