Terapia Floral na Atualidade Portuguesa
por Thais Delboni em EspiritualidadeAtualizado em 05/08/2002 12:21:52
A terapia com as essências florais, encontra seus primeiros alicerces no século XII, com os trabalhos realizados por uma monja beneditina, porém foi na Inglaterra no início do século passado, que começa a ser sistematizada como uma nova opção de tratamento que, baseada na energia das flores, auxilia as pessoas, de forma tranqüila e natural, na cura de seus desequilíbrios psíquicos e consequentemente na melhora do seu estado físico. Atualmente, divulgada em todo o mundo, está presente em mais de 30 países, sendo utilizada em escolas, hospitais, clínicas, empresas, etc.
A Terapia Floral é um processo através do qual um indivíduo, com o auxílio do terapeuta e/ou mobilizado pela ação das essências florais, aumenta seu grau de autoconhecimento, o que irá auxiliá-lo a resolver ou lidar melhor com questões emocionais e físicas que lhe são difíceis, resgatando as qualidades positivas de sua alma.
O tratamento com as essências florais, procura inundar – e não combater – os estados emocionais negativos, das ondas mais altas de energia harmoniosa. As qualidades vibracionais da flor entram em ressonância com as qualidades da alma da pessoa. Assim, os florais permitem restabelecer o contato com tudo que o ser humano tem de melhor dentro dele, pois é através desse resgate que a personalidade sai da confusão e restrição e volta ao seu equilíbrio físico e emocional.
A terapia com os florais é na verdade a terapia da alma, pois ajuda a pessoa a expressar a capacidade de sua alma que está contida. A doença, com seus sintomas, nada mais é do que a “mensagem” do desequilíbrio da alma do ser. “Curando-se” a alma, ela trabalha no plano físico, devolvendo o equilíbrio total ao ser.
As essências florais NÃO são medicamentos, não interferem em qualquer tratamento médico, ajudando em todos os processos de cura, porque mobilizam à vontade de se curar do próprio paciente e o auxiliam a enxergar seus aspectos positivos.
A cura acontece quando o paciente entende as causas reais que o levaram a ficar doente (física ou emocionalmente) e muda seu comportamento, reencontrando uma forma de obter e/ou manter sua saúde e bem-estar.
Os estudos e pesquisas realizados nas universidades brasileiras e em diversas partes do mundo, confirmam a eficácia da Terapia Floral como um indispensável auxiliar no tratamento de problemas sérios como câncer, AIDS, depressões, asma, miomas, estresse e muitos outros.
A receptividade e o interesse do povo Português é crescente. A cada dia um número maior de pessoas procura informações sobre as essências e terapeutas, pois comprovam que acima de tudo, contribuem para a real evolução da alma humana, na forma de um tratamento suave e eficaz.