Trataka
por Wagner Borges em EspiritualidadeAtualizado em 08/04/2020 11:34:58
Trataka, do sânscrito - fixação ocular, é o nome da prática iogue da concentração mental em um alvo específico, seja objetivo (BAHIRANGA) ou subjetivo (ANTARANGA).
Pode ser realizada fixando-se uma variedade de objetos: vela acesa, bola de cristal, um retrato, a própria imagem refletida no espelho, uma mandala, ou a ponta do próprio nariz.
Há uma prática simples de trataka: a fixação mental na chama de uma vela. Essa prática é muito antiga e até hoje ainda é executada por vários ocultistas e iogues.
TRATAKA COM A VELA ACESA: Isole-se num ambiente fechado, para ter tranquilidade. Sente-se numa posição confortável. Coloque uma ( Coloque a vela acesa sobre um prato largo, para evitar risco de incêndio.) vela acesa(*) na altura de seus olhos, a uma distância de uns dois metros.
Escureça o ambiente, para realçar a chama da vela. Relaxe o corpo, com a mente bem serena e os olhos fechados. Fique quieto por alguns minutos e visualize a palavra LUZ vibrando em seu chacra frontal. Abra os olhos e fixe a chama da vela, sem piscar. Olhe a chama bem concentrado, a ponto de perder a consciência de seu corpo. Não deixe sua mente dispersar, pois sua atenção deve estar completamente fixada num só ponto.
Se seus olhos cansarem ou encherem-se de lágrimas, feche-os um pouco e descanse. Porém, mesmo de olhos fechados, continue visualizando a chama mentalmente. Depois de alguns minutos, abra os olhos e fixe-se novamente na chama real à sua frente. Permaneça fitando-a o máximo possível, até que sua mente misture-se com a própria chama.
Nesse ponto, podem ocorrer alguns sintomas bioenergéticos ou projetivos: pulsação do chacra frontal, ballonnement (dilatação da aura), estado vibracional, entorpecimento do corpo, e outros.
Esta prática é bem simples e inócua, porém, deve-se evitar excessos. Não execute-a usando lentes de contato.
A respeito dessa prática, diz o Dr. Hiroshi Motoyama, brilhante pesquisador japonês dos chacras,* da acupuntura e também praticante de Ioga:
"Os benefícios de trataka são muitos: físico, mental, psíquico e espiritual. Fisicamente, auxilia vistas fracas e certos defeitos visuais, inclusive a miopia. Ele acalma e estabiliza a mente, e também alivia a insônia. Além disso, desenvolve um poder de concentração necessário para a prática da verdadeira meditação. Os olhos são as portas da mente; quando os olhos estão firmes, a própria mente se torna firme, e o processo do pensamento cessa automaticamente à medida que a concentração se aprofunda. Trataka é um dos métodos mais eficazes para controlar uma mente agitada, absorta em ondas de pensamentos desconexos. Este controle é um pré-requisito para a efetiva prática espiritual".
(Texto extraído do livro "Viagem Espiritual - Vol. II" - Editora Universalista.)
- Nota: Hiroshi Motoyama é autor do excelente livro "Teoria dos Chacras" - lançado no Brasil pela Editora Pensamento. Inclusive, há um texto dele sobre a ativação dos chacras e as experiências fora do corpo link no site do IPPB.
CRIANÇAS DE BRAHMAN
Minha criancinha me disse:
"Pai, eu sou luz corporificada.
Já existia antes de nascer nessa forma e continuarei existindo quando ela perecer.
Sou a luz de ( Brahman - do sânscrito - O Supremo, O Grande Arquiteto Do Universo, Deus, O Amor Maior Que Gera a Vida. Na verdade, O Supremo não é homem ou mulher, mas pura consciência além de toda forma. Por isso, tanto faz chamá-Lo de Pai Celestial ou de Mãe Divina. Ele é Pai-Mãe de todos.) Brahman(*) na carne e pertenço ao infinito, fluindo com a vida.
A vida na Terra é transitória, sendo assim, ficarei apenas por um tempo.
Posso habitar esse corpo até a velhice, ou mesmo sair dele muito antes, mas isso não altera a essência do que sou. Como lhe disse antes, sou o brilho de Brahman que veio morar no brilho de seu coração.
Pai, brinque comigo e segure em minha mão. Vamos deslizar pela vida com movimentos de harmonia e paz. Vamos girar o moinho da Espiritualidade e levar a todos os pais e filhos a certeza de que eles também são o brilho de Brahman."
Minha criancinha disse isso e logo a seguir dormiu em meus braços. Acho que ela saiu do corpo* e foi visitar Brahman na morada celestial, além das luzes da Terra.
Daqui a pouco, eu também me projetarei para fora do corpo até os planos celestiais.
Mas lá eu não sou pai, sou apenas mais uma criancinha de Brahman.
- Wagner Borges - pai da Helena e da Maria Luz, e criança diante do infinito...
(Texto extraído do livro "Viagem Espiritual - Vol. III" - Editora Universalista.)
- Notas: Projeção da consciência -é a capacidade parapsíquica inerente a todas as criaturas-, que consiste na projeção da consciência para fora de seu corpo físico.
Sinonímias: Viagem astral - Ocultismo.
Projeção astral - Teosofia.
Projeção do corpo psíquico - Ordem Rosacruz.
Experiência fora do corpo - Parapsicologia.
Viagem da alma - Eckancar.
Viagem espiritual - Espiritualismo.
Viagem fora do corpo - Diversos projetores extrafísicos e autores.
Emancipação da alma (ou desprendimento espiritual) - Espiritismo.
Arrebatamento espiritual - autores cristãos.