Uberaba
por Saul Brandalise Jr. em EspiritualidadeAtualizado em 02/12/2002 13:34:55
Poucas pessoas sabem que foi em Peirópolis, vila próxima à Uberaba que Chico Xavier iniciou suas psicografias. No final do século XIX por lá passava a estrada de ferro Mogiana e foi assim que algumas famílias lá se estabeleceram. O nome do local foi uma homenagem a família Peiró, emigrantes espanhóis que no final de 1800 para lá se dirigiram.
A estrada foi desativada e as estações viraram ruínas algumas, e outras, centros de atrações turísticas. Peirópolis é um local assim. Turístico para alguns e de altíssima energia para outros. Como saber? Depende de nosso coração e de nosso estado de consciência.
Eu havia terminado meu discurso e tinha feito referência que aquele povoado era o único de todas as estações da Mogiana que não possuía uma Igreja, porque cada casa era confundida com um Templo de carinho, paz e amor.
Terminada a cerimônia da Inauguração à qual nós participávamos, o Cerimonial da Câmara de Vereadores convidou o Presidente da Câmara de Vereadores de Uberaba para, em Sessão Solene, me concederem o Título de Cidadão Uberabense.
Demorei a entender o que estava acontecendo. Senti algo diferente... A forte sensação de alegria, felicidade, gratidão e surpresa, me impedia de raciocinar adequadamente.
Novamente senti o calor da lágrima doce, aquela que acompanha as nossas maiores emoções de felicidade. Olhei para meus familiares e vi neles o olhar de aprovação e compreensão de minha atitude incontida. Outras lágrimas, agora mais abundantes, percorreram a minha face. Pensei nos que me são caros e estavam ausentes pois, meus momentos de felicidades só estão completos quando todos os que amo dividem comigo o sabor de minhas doces lágrimas.
Meu coração Videirense cresceu. Ele precisou dar espaço para Uberaba. O que pertence a Videira sempre vai ficar intocável mas, o que ganhei em Uberaba já ganhou seu canto e seu encanto. Não sei o que fiz para merecer tamanha honraria. Quando se faz seguindo o que o coração manda, as conseqüências são incalculáveis.
Peirópolis, sem duvidas, fez a diferença. Lá reside a espiritualidade e a sabedoria da energia.
O nome veio, como disse acima em homenagem a família Peiró mas, aqueles que não acreditam em coincidências, e sim na força da cumplicidade do Universo, dizem que tudo tem a ver com a origem grega da palavra.
Peiró em grego significa saber.
Polis quer dizer cidade.
Unindo teremos CIDADE DA SABEDORIA.
Hoje quero dividir com você a minha alegria de ser Uberabense, como foi Chico Xavier.
Até a semana.
Um beijo na sua alma.