Viagem interior ao Tibete
por Bel Cesar em EspiritualidadeAtualizado em 02/04/2002 16:39:43
O livro Viagem Interior ao Tibete é a narrativa da viagem que a psicoterapeuta Bel Cesar fez em agosto de 2000 ao Tibete para participar da inauguração do recém-reconstruído monastério do Lama Gangchen Rimpoche.
Além de participar da inauguração do templo, Bel Cesar fez uma peregrinação aos lugares sagrados do Tibete. “Uma peregrinação, nada mais é do que um retiro espiritual em movimento, onde apro-veitamos cada momento para realizar nosso processo de autocura” diz a autora. “É a busca de algo profundo e secreto: a natureza iluminada, que, segundo os budistas, está presente em todos os seres.”
Nesta sua viagem, a pedido dos coordenadores da página Árvore da Vida, do portal iG, Bel Cesar escreveu uma espécie de “diário de bordo” para disponibilizá-lo no portal. De volta ao Brasil, além de ter colocado alguns trechos deste seu diário no iG, Bel Cesar foi surpreendida pelos diretores da Editora Gaia que pediram seus originais para transformá-lo em livro.
Em Viagem Interior ao Tibete, Bel Cesar descreve com detalhes os antigos monastérios, acom-panhada por um grupo de ocidentais guiados pelo Lama Gangchen e pelo Lama Michel, participou de tradicionais cerimônias budistas. É possível encontrar, ainda, suas reflexões pessoais; ensina-mentos do Lama Gangchen Rimpoche, mestre de seu filho, o Lama Michel Rimpoche – conhecido na mídia como “O Pequeno Buda Brasileiro” –; e algumas explicações introdutórias sobre os con-ceitos básicos do Budismo Tibetano, que, segundo ela, é um modo de vida que apresenta soluções também para os problemas cotidianos do Ocidente.
Bel Cesar pratica a psicoterapia sob a perspectiva budista. É formada em musicoterapia, psicologia e Aura Soma. Desde 1987, sob a orientação espiritual de seu mestre Lama Gangchen Rimpoche, é a responsável pela direção do Centro de Dharma da Paz Shi De Choe Tsog, em São Paulo, onde realiza regularmente palestras e meditações. Nos últimos doze anos, tem-se dedicado ao atendi-mento de pacientes terminais e a educação não-formal de uma visão positiva sobre o processo da morte. Em 1996 publicou o Oráculo – Lung Tem, a partir da compilação de 108 predições de Lama Gangchen Rimpoche e outros mestres do Budismo Tibetano.