Você escuta a sua voz interior?
por Elisabeth Cavalcante em EspiritualidadeAtualizado em 08/04/2020 11:35:20
Todas as vezes em que a vida nos desafia e precisamos fazer escolhas ou tomar decisões difíceis, sobre as quais não temos como ter certezas absolutas, só há uma maneira de nos libertarmos da angústia e da insegurança: ouvir a voz que fala em nosso interior.
Isto não é algo fácil visto que, nestas horas, a mente nos mantém aprisionados num turbilhão de pensamentos e possibilidades, a maioria delas fixadas na negatividade, na possibilidade de errarmos e atrairmos ainda mais problemas.
A saída é fortalecer a consciência de que existe uma outra fonte de conhecimento à nossa disposição, que não se baseia na razão, mas tem sua origem em outra dimensão da vida, aquela que conhecemos como o plano divino.
Encarar o divino como algo estranho ou assustador é uma visão equivocada. Ele está permanentemente à nossa disposição, é parte de nós, a energia de onde nos originamos.
Por que ignorar essa verdade, se ela pode tornar a vida bem mais simples e cheia de significado? Quanto mais acreditarmos no poder de visão que há dentro de nós, e procurarmos contatar essa energia, mais chances teremos de lidar com as situações difíceis com serenidade e confiança.
A meditação é o caminho natural para acessar a nossa voz interior, o guia mais confiável que podemos ter em qualquer circunstância da vida. Disciplina e perseverança são essenciais para que não nos deixemos levar pela mente, pois ela sempre tentará nos levar de volta para o turbilhão de pensamentos.
Nada é necessário além de observar e deixá-los ir, para que o silêncio e a paz voltem a predominar. E, com eles, a voz da sabedoria, que nos levará a fluir com a vida de modo relaxado e confiante.
"..Todo homem é um homem de brilhantes perspectivas porque todo homem tem Deus como seu florescimento supremo... Quando você se aprofundar em meditação, isto acontecerá muitas e muitas vezes... chegará um momento em que sua circunferência e seu centro estarão muito próximos, não havendo barreira entre eles -nem mesmo uma cortina- e você ouvirá o centro fortemente, claramente.
E novamente você ficará enuviado -novamente os velhos hábitos, os pensamentos entrarão, congestionarão seus caminhos internos, e o centro e a circunferência ficarão distantes... Muitas vezes você chegará tão perto do centro que se sentirá quase iluminado. Sentirá que chegou, e isso novamente será perdido. É natural.
Antes de se estabelecer para sempre, isto acontece muitas vezes. Antes que o samadhi supremo seja alcançado, milhares de satoris acontecem: pequenos vislumbres... a abertura da janela, e outra vez seu fechamento. Subitamente a porta se abre e você tem a visão, uma experiência luminosa acontece....." Osho