Como interagir com o número 7
por Sonia Weil em OráculosAtualizado em 15/05/2008 18:12:48
Uma vez que você já conhece as principais características do Perfil Número 7 (veja artigo “O Perfil Número 7: o Pesquisador)”, aqui vão mais algumas dicas de como se relacionar melhor com ele.
FILHO
Se o seu filho for meio quietinho e gosta de ficar lendo, desenhando ou vendo TV, é provável que ele tenha o Perfil Número 7. Então, não se preocupe se ele gosta às vezes de ficar sozinho, pois ele fica bem assim. Tem ainda uma ligação forte com a música e se o seu bebê estiver inquieto, você pode acalmá-lo colocando uma música clássica ou new age tranqüila – você verá que ele reage rapidamente a ela. Quando for um pouco maior, não esqueça de inscrevê-lo num curso de piano, violão ou canto – ele sentirá grande prazer nesses estudos e poderá desenvolver o seu ouvido musical.
Fique atento, pois, assim como o Perfil Número 2, ele também é muito sensível e pode ser profundamente afetado por palavras ou ações um pouco mais bruscas – e como ele é um tanto introspectivo em relação às suas emoções, nem sempre vai demonstrar isso rapidamente e quando você perceber, isso já pode ter se cristalizado na forma de padrões negativos de auto-estima. Portanto, vá com delicadeza. Ele tem um tempo um pouco mais lento também, então não o pressione demais (atenção, pais com o Perfil Número 1, 3, 5, 8 e 11, que gostam de uma ação mais imediata!). Por outro lado, ele é profundo e perfeccionista e vai fundo nas coisas - o que nem sempre esses Perfis fazem - portanto, deixe que ele investigue o mundo à sua maneira.
Tenha especial atenção em relação à sensibilidade psíquica dele, que deve se manifestar desde bebê - ele provavelmente reagirá inquieto ou chorando a energias negativas do ambiente ou pessoas. Leve em consideração essa informação e verifique o que está acontecendo - as causas muitas vezes não estão no plano físico, mas num nível mais sutil, e aí é melhor levá-lo para benzer, tomar um passe ou johrei. Tensões entre os pais que “ficam no ar” podem afetá-lo também, então busque harmonia no ambiente familiar. Isso pode servir como um bom treinamento para que vocês aprendam a desenvolver a atenção e cuidar da própria energia de maneira mais atenta também, não é?
MARIDO E ESPOSA
Todas essas questões ligadas à sensibilidade psíquica se aplicam aos adultos também. Então, se seu marido ou a sua esposa tiver esse Perfil, procure se desligar dos problemas antes de chegar em casa, para não afetá-la(o). Ele (a) provavelmente se esforça para construir um ambiente tranqüilo no lar e é importante preservá-lo assim.
Por outro lado, se o seu parceiro com o Perfil Número 7 chegar em casa, por favor não jogue sobre ele todos os seus problemas do dia. Dê-lhe um tempo sozinho, para que ele possa ficar um pouco consigo mesmo antes de entrar em contato com os assuntos a resolver. Aliás, esse espaço de silêncio, para poder pensar, ler, cuidar do jardim ou fazer alguma coisa “na sua” é uma necessidade fundamental para ele; então, organizem as suas vidas para que ele possa ter esses momentos de relaxamento. E você também...
Um Perfil 7 sempre pensa muito antes de agir, então parceiros (as) mais afoitos (novamente, os Perfis 1, 3, 5, 8 ou 11) podem ficar inquietos, querendo “cutucá-lo (a)” para “ir á luta”. Mas isso só irá provocar resistência e estresse, porque ele não consegue funcionar assim. Um perfil 5 pode cobrar dele (a) também uma maior sociabilidade no contato com as pessoas, mas lembre-se que as suas naturezas são diferentes – quem sabe não foi isso que lhe encantou nele (a), esse jeitão meio silencioso e tranqüilo... que você não tem?
PATRÃO E FUNCIONÁRIO
Se você tem um PATRÃO com esse perfil, já sabe que ele é minucioso, detalhista e perfeccionista... o que pode ser difícil, se você for um Perfil 5 impulsivo, mas um tanto desorganizado, o que pode fazê-lo pensar:”Para que tantos detalhes, a gente tem é que fazer as coisas!”. Um perfil 11, tão objetivo e direcionado para a ação rápida, pode ficar muito incomodado com a necessidade do 7 planejar cada movimento cuidadosamente (o que, evidentemente, também significa uma ação mais lenta). Ambos são mais extrovertidos que o 7, e podem não entender muito o que significa esse seu olhar silencioso e comprido, observando o que estão fazendo – mas é que ele é assim mesmo, fala pouco e presta muita atenção à sua volta.
Já os FUNCIONÁRIOS com o Perfil 7 são trabalhadores dedicados e cuidadosos – mas preferem ficar longe do movimento e barulho. POR FAVOR, não os coloquem diretamente em contato com o público, nada de 7s no caixa de banco ou trabalhando como vendedores (eles podem até realizar esses trabalhos, mas estarão sempre um pouco estressados...)! Serão mais eficientes trabalhando em funções onde possam realizar análises ou planejamentos mais profundos (os 7s geralmente se especializam na sua área) - fechados em sua sala no final do corredor (aquela onde o burburinho da conversa das pessoas não chega...). Eles podem lidar bem com grupos de pessoas mais restritos, e geralmente os 7s são excelentes professores. Não espere dele grandes arroubos e iniciativas para “lutar pelas suas idéias”, mas ele estará sempre disponível para dar a suas opinião abalizada sobre o seu campo de conhecimento e colocá-la à disposição da empresa. Você só vai ter que respeitar o seu tempo, a sua sensibilidade... e as suas pequenas manias de perfeição.