Dormir para sonhar
por Miriam Carvalho em OráculosAtualizado em 25/03/2009 16:40:31
Os sonhos são funções compensatórias que trazem equilíbrio ao mecanismo psíquico. Não são racionais, mas ligados à percepção extra-sensorial. Todos nós sonhamos quando dormimos e, na maioria das vezes, não lembramos.
Há registros dos primeiros estudos científicos feitos por Aristóteles, século IV a.C. que chegou a escrever um tratado sobre sonhos. Platão também se interessou pelo tema e dizia que sonhos violentos ou ligados à sexualidade traduziam desejos reprimidos.
Podem ser:
Simbólicos
Proféticos
Fantasias
Premonitórios
Recorrentes
Pesadelos
SIMBÓLICOS
Todos os sonhos são simbólicos. Traduzem informações de nosso estado psíquico.
Expressam-se de acordo com fatores culturais de cada geração.
É preciso identificar o que o símbolo representa para a pessoa e, assim, processar a associação.
PROFÉTICOS
Raramente esquecidos e absolutamente claros.
São muito antigos e acreditava-se que eram mensagens enigmáticas dos Deuses. Intérpretes de sonhos existiram em todas as épocas da história.
Daniel, na Bíblia, interpretou o sonho de Nabucodonosor.
José, no Egito interpretou o sonho do Faraó.
Abraão Lincoln sonhou com seu próprio assassinato e funeral oficial.
Trata-se de uma percepção extra-sensorial em estado de vigília.
FANTASIAS
Revelam o EU nos acontecimentos do dia-a-dia apressado. As circunstâncias e os relacionamentos mudam rápido demais para que a consciência se dê conta do que realmente acontece e, assim, o subconsciente provoca revelações enquanto dormimos, com outra roupagem, cenas distorcidas e/ou fantasiosas, pois todas as situações do sonho representam emoções e conflitos vivenciados que precisam ser confrontados, questionados e resolvidos. A interação entre fantasia e realidade é a grande questão.
PREMONITÓRIOS
Antecipam o futuro. Existem sonhos que funcionam como aviso, pois o inconsciente sabe muito mais do que nosso mental concreto.
Temos inúmeras coincidências entre sonhos e acontecimentos reais.
Através de certas condições psicofísicas (hipnose) o ser humano pode acessar aptidão de prever acontecimentos futuros.
RECORRENTES
Quando o mesmo sonho ocorre com maior freqüência significa que existe um bloqueio, medo ou dificuldade ainda não compreendido efetivamente em nível consciente.
É como começar surgindo um raio de luz até que tudo fique totalmente claro.
PESADELOS
Traduzem medos não resolvidos, situações que não conseguimos superar, ansiedade ou sinais do corpo com perturbações digestivas.
Um sonho pode deixar, ainda, sensações de angustia: significa um recado para si mesmo ou uma advertência, tipo: Preste atenção; fique atento ou enfrente o problema. Muito importante avaliar o verdadeiro significado de um sonho ruim.
Aconselhável ter sempre na cabeceira da cama uma caneta e um bloco de anotações para fazer o registro ao acordar.