Introdução ao I Ching
por Elisabeth Cavalcante em OráculosAtualizado em 20/11/2001 18:37:07
A origem do I Ching remonta à China pré-dinástica e é obscura, mas seus conceitos foram utilizados durante muitos séculos antes de serem registrados por escrito, quando tornaram-se mais formalizados.
Segundo a tradição, o lendário Fu Hsi, criou primeiro os trigramas (seqüência de três linhas paralelas ordenadas de baixo para cima) e combinou-os em hexagramas, há mais de 5 mil anos.
O I Ching consiste de 64 hexagramas, cada um deles representando um acontecimento que ocorre de acordo com as leis da natureza.
O resultado de uma jogada apresenta uma mensagem referente à imagem que compõe o hexagrama, e um conselho específico para a situação derivada desta imagem.
A consulta é baseada no jogo de três moedas. O lado cara vale 3 e o lado coroa vale dois. As somas, portanto, serão os valores 6, 7, 8 e 9. Os valores seis e oito são grafados por linha interrompida e os valores 7 e 9 por um linha inteira.
O I Ching é baseado na idéia de uma “coincidência significativa”, ou sincronicidade. Resumindo: o lançamento das moedas forma um acontecimento sincrônico à nossa busca de orientação e a significação dessa coincidência pode ser obtida no texto do oráculo.
Não se deve fazer perguntas duplas, do tipo “isto” ou “aquilo”? A pergunta deve ser direta, de forma que a resposta também possa ser direta.
Clique aqui e conheça o jogo do I Ching do Site.