O Nome de Casamento
por Sonia Weil em OráculosAtualizado em 24/03/2005 12:29:58
Muitas vezes falei da mudança de assinatura e das transformações que ela traz. E da sua importância, na medida em que podemos planejar algumas tendências que desejamos implantar em nossa vida.
Mas grande parte das mulheres faz uma mudança de assinatura sem ter a menor noção dos seus efeitos: quando ela modifica o seu nome no dia do casamento.
No momento em que ela assume o nome da família do marido, passa também a trazer a si as tendências que este nome traz.
Todo nome de família apresenta a herança comum aos membros dessa linhagem (embora estas características tenham que se relacionar com os outros traços que vem dos nomes pessoais e da soma total).
Assim, quando o nome contém tanto o sobrenome materno como o paterno, podemos verificar quais são as tendências principais de cada núcleo familiar.
Por exemplo, todo nome SILVA (que traz um 10 / 1 interno, um 8 de Personalidade e um 18 / 9 na Síntese) indica pessoas que têm necessidade de seguir as suas próprias idéias e criar novas oportunidades (10 / 1), que buscam agir de maneira prática e colocar esses projetos em ação (8), mas que se defrontam com uma certa lentidão, à medida em que acabam muitas vezes dependendo dos outros, de fatores externos ou do tempo para concluir os seus projetos (18 / 9).
Por outro lado, o nome SANTOS (7 interno, 9 de Personalidade e 16 / 7 na Síntese) traz a necessidade de planejar e pensar cuidadosamente antes de agir (mostrado tanto pelo 7 como pelo 9), o desejo de paz, sossego e um certo isolamento (características comuns ao 7 e ao 9), o que muitas vezes traz uma ação e resultados lentos (muitas vezes às coisas ficam “nos planos”) e um certo distanciamento entre os núcleos familiares deste grupo (as famílias interagem ou se reúnem pouco, é meio “cada uma por si”).
Já o nome AMORIM (16 / 7 Interno, 17 / 8 na Personalidade e 33 / 6 na Síntese) traz a necessidade de planejamento também (16 / 7 Interno), mas uma ação prática bem mais rápida (o 17 / 8 gosta de concretizar as coisas) e uma relação muito estreita com a família (33 / 6), com muitos contatos e almoços em família no domingo.
Assim, quando uma pessoa com o nome de ANDREIA PEREIRA MARTINS (nome fictício), com um 10 / 1 Interno na Soma Total das Vogais (estou aqui considerando o nome completo, e não apenas o 1º nome), um 10 / 1 na Personalidade (na Soma Total das Consoantes) e um 20 na Síntese Total, que aprendeu a ser muito independente, a respeitar sua individualidade e a agir pela sua própria cabeça (características do 10 / 1) se casa e assume o sobrenome AMORIM, ela vai ter que aprender a se relacionar mais com a família (e principalmente, com a família do marido, que está sempre se reunindo e exigindo a participação de todos), a buscar um meio termo entre os seus desejos e idéias (o 10 do seu nome original) e os dos outros (à medida em que o 33 / 6 do nome AMORIM se focaliza no “nós”) e a lidar com resultados menos imediatos (o 20 original gosta das coisas “para ontem”) e com uma rotina mais organizada, em que as coisas ocorrem “passo a passo” (típica do 33 / 6, que está no nome da família do marido).
Portanto, vemos que, quando ela assume o nome da família do marido, passa a vivenciar também as suas características, mas é claro que elas vão interagir com o seu nome original.
Mas uma mudança ainda mais importante acontece aqui: o seu próprio nome muda, ao incorporar o nome do marido que se soma ao seu. A Soma Total das Vogais, das Consoantes e a Síntese Total do Nome vão se modificar – e às vezes radicalmente – com a mudança de nome no casamento.
Considerando o exemplo anterior, ANDREIA PEREIRA MARTINS AMORIM vai vivenciar grandes transformações em relação à época de solteira, uma vez que seu nome agora se torna um 8 Interno (na Soma Total das Vogais), um 9 na Personalidade (Soma Total das Consoantes) e um 17 / 8 na Síntese Total.
O 8 que está tanto a nível Interno como na Síntese Total, vai trazer uma nova forma de sentir e de agir, já que ela passa a buscar, antes de tudo, uma estrutura organizada em sua vida. Para isso, ela define racionalmente as suas estratégia e cria esquemas de ação prática (e não mais age por impulso de maneira imediatista, como no 10 / 1 anterior).
E mais, com o novo 9 na Síntese da Personalidade, ela se torna bem mais cautelosa, avaliando todas as alternativas com muito cuidado antes de agir, maturando as suas decisões durante um certo tempo. Além disso, passa a ser mais reservada e séria no contato pessoal e a desejar sair menos de casa para compromissos sociais (o nome original trazia um impulso de ação muito grande, o que a fazia estar sempre “no mundo”).
A mudança do seu nome vai trazer uma grande transformação, pois altera características importantes do seu nome anterior e traz tendências que ela antes não tinha vivenciado em si.
E, além disso, a data do casamento é como um novo nascimento – da relação do casal – implicando não só em novos ciclos, mas também em novas aprendizagens.
Fica clara então a importância de se planejar as novas tendências do nome, no momento em que ele é modificado oficialmente, para que elas sejam positivas e realizadoras na nova fase de vida que se inicia.