Perfil do número 4: O Construtor
por Sonia Weil em OráculosAtualizado em 06/10/2003 11:44:57
"Minha casa é meu castelo" – essa frase poderia ser dita por um típico Número 4.
Se o 3 é dinâmico e está ligado ao plano das idéias e à comunicação, o 4 gosta de ter os pés firmemente plantados no chão. Seu reino é o da matéria, e sua principal necessidade é a de fixar raízes, construindo uma base sólida para a sua vida.
Ter a sua casa é, portanto, fundamental, e, se puder, o Número 4 vai sempre investir em bens duráveis, como imóveis e terras, porque isto lhe traz segurança e a certeza de que estabeleceu alicerces firmes no mundo.
Da mesma forma, é importante para ele construir uma família, um “núcleo” seu, que lhe dá o sentido de pertencimento; mantém contato estreito também com os pais, avôs e parentes, que sente como a “sua raiz”.
Ele é uma pessoa “pé no chão”, e não gosta de arriscar. Só dá um passo quando sente que os resultados são garantidos (“não dá o passo maior que a perna”). Se isto é positivo, por um lado, porque garante uma estabilidade que lhe é preciosa, pode também deixá-lo limitado ao “seu território de segurança”, mantendo-o muitas vezes preso a uma rotina ou a condições mais restritas do que poderia alcançar (afinal, lançar-se em coisas novas é sempre um risco).
Não espere que ele compreenda grandes valores subjetivos; ele é materialista, e se preocupa, antes de tudo, com a sobrevivência e as questões práticas da vida – isto é o que ele considera como “o mundo real”. Pessoas muito idealistas sempre lhe parecem meio lunáticas, e ele vai procurar “trazê-las de volta à terra” e mostrar-lhes “como é a realidade” .
Por outro lado, os idealistas podem chamá-lo de “quadrado”, pois vive “dentro dos padrões” e não se permite voar muito ao plano dos sonhos e do imaginário. Mas o julgamento dos outros não vai lhe afetar muito, pois o Número 4 é muito arraigado aos seus valores, defendendo-os firmemente - quando instado a mudar, insiste, teima, e só aceita quando for convencido de maneira muito sólida de que está errado.
É capaz de trabalho duro e persistente, e geralmente está ligado à profissões em que lida com a matéria, seja diretamente - como o agricultor, que trabalha com a terra ou o marceneiro e pedreiro, que manipulam a madeira, o barro e o tijolo – ou indiretamente, como fazendeiro, dono de loja de materiais de construção, engenheiro e construtor de casas.
Tem habilidade não apenas de construir estruturas, mas também em gerenciá-las, o que pode levá-lo muitas vezes a ser contador, administrador ou economista.
O Número 4 tem geralmente uma aparência sólida, trazida por um corpo de formato mais largo e quadrado, no estilo de Lula (que, aliás, tem um 4 como síntese do Número de Personalidade e Imagem junto aos outros).
FRASES TÍPICAS DO NÚMERO 4
Aqui vão algumas frases que anotei em minhas consultas e contatos, de pessoas que têm o Número 4 determinante em seus mapas:
“Preciso de chão sob os meus pés, quero me assentar na vida, criar raízes”.
“Se eu não tiver segurança, não dou um passo”.
“Gosto de investir em coisas sólidas, quero comprar terra e boi”.
“Sou teimoso, quando acho uma coisa, bato e pé e ninguém me convence do contrário”.
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO MAPA
Como já falei anteriormente, não existe um “tipo puro”, e é necessário verificar em que posição está o 4 no mapa pessoal, para compreender melhor como ele atua.
Se o Número 4 vier da soma das vogais do nome, como em Lucas ou Arthur (a letra U = 3 e a letra A = 1), estará mostrando a Estrutura Interna da pessoa – o que ela busca, a sua maneira de ver e sentir a vida. Mas o modo como se dará a expressão desse 4 dependerá do Número de Personalidade de cada nome.
O Número 4 de Lucas lhe trará a necessidade de buscar segurança e uma estrutura sólida na vida, o que será ampliado pelo 7 que ele tem como Número de Personalidade, uma vez que este predispõe à análise e planejamento detalhados de todos os passos, antes de qualquer ação. Os dois Números são, portanto, bastante cuidadosos ao tomar iniciativas, se reforçando mutuamente.
Já Arthur será mais ousado, pois o 10 ou 1 que ele traz com Número de Personalidade o tornará mais arrojado, tomando iniciativas rápidas que abram caminho para a consolidação de seus projetos. Ele é também bem mais sociável do que Lucas, uma vez que o seu 5 final é flexível e adaptável ao contato com todo tipo de pessoas.
O Número 4 vem como Número de Personalidade e Ação quando é resultado das consoantes de uma nome, como em Sueli ou Taíssa ( em Sueli, a letra S = 1 e o L = 3, e em Taíssa, o T = 2 e cada letra S vale 1 ). Nesta posição, este Número estará agindo nos contatos com as pessoas e na Imagem pública, trazendo uma ação muito “pé no chão”. No entanto, a relação com o Número Interno é que mostrará de que modo cada uma sente as coisas.
Sueli tem um 17 ou 8 interno, o que vai lhe dar sentido prático (e nesse sentido, isto reforça o 4), mas também grande flexibilidade para se reorganizar internamente, e buscar novas alternativas para os seus projetos. Isto neutraliza em parte a tendência que o 4 tem de se fixar teimosamente nos seus pontos de vista, e insistir em que os fatos se adaptem à sua visão.
Já Taíssa é mais direcionada, uma vez que o seu 11 Interno lhe dá a necessidade de traçar metas a alcançar. Isto possivelmente a tornará mais focada (11) e teimosa (4), pois não gostará de se desviar dos seus objetivos.
Mas, seja como Número Interno ou como Número de Ação, o 4 vai nos remeter sempre ao Construtor, que sente prazer em dar forma, em modelar, em materializar os seus projetos – de todos o Panteão dos Números, ele é aquele que tem a função de criar e manter o mundo concreto – aquele que sustenta o que chamamos de “Realidade”.