Algo sobre Antonio Pimenta
por Sergio Scabia em PsicologiaAtualizado em 25/08/2000 19:46:01
Encontrei na UOL um bilhete manuscrito do jornalista Pimenta Neves, que confessou ter matado a ex-namorada Sandra Gomide.
Fato lamentável, terrível e doloroso para todos que tem amor pela vida e sabem o quanto esse episódio poderá afetar a vida dos familiares, amigos e colegas de trabalho (das duas famílias).
Fiquei também chocado com o ocorrido. Detesto violência em qualquer lugar ou camada social ela possa ser manifestada e sempre procuro tentar entender suas matizes e seus significados.
Sem antes ter visto a letra imaginei tratar-se (o autor dos disparos) de uma pessoa desequilibrada, violenta, de caráter moral duvidoso, com baixo nível de consciência, incapaz de perceber a gravidade do fato. Mata-se hoje em dia com tanta facilidade e naturalidade, eu pensava…
Mas a grafologia, ou o que é possível verificar humildemente pelo monitor do micro (perdemos algumas informações sobre a pressão na escrita) indica outra coisa: trata-se de pessoa sensível, de bom caráter moral, de bom convívio pessoal, e que se encaixa no tipo psicológico apaixonado;
Uma pessoa como a gente: normal, produtiva e que pode ter perdido a cabeça sob a forte ação de uma das 3 características predominantes na sua personalidade: a emotividade.
A segunda base da personalidade é a atividade, que age tanto no plano físico quanto no mental e em terceiro a repercussão dos acontecimentos (no nível da consciência) que é muito marcante na personalidade do Pimenta. Um aspecto da repercussão que com certeza vai acompanha-lo até o fim dessa vida tem nome: remorso.
Mas agora que o drama já se consumou, precisa tirar o maior numero possível de lições para ajudar quem ficou na dor e também o pobre Pimenta. Uma mensagem é clara: carregar armas é um erro catastrófico e desastroso também para quem atirou. Uma fração de segundo de perda de controle com o revolver na cintura pode ser mais que fatal.
Sintonizar o amor incondicional, o respeito, a compaixão e a paz é o obrigatório e permanente desafio.
Verifique o conciso teste grafologico sobre a letra (publicada na UOL) do Pimenta Neves.