Inícios das palavras
por Sergio Scabia em PsicologiaAtualizado em 15/08/2000 15:28:48
A maneira com que começamos uma nova palavra ou um grupo de letras indica a nossa forma de aproximação para novos encontros. Pode ser consistente em sua vivacidade ou em sua timidez, ou sujeito a mudanças de humor constantes. Mas um padrão de comportamento sempre existe.
Sem traços iniciais
A escrita que normalmente inicia cada palavra sem traços extra da caneta ou embelezamento da palavra inicial mostra uma aproximação direta e desembaraçada. Quem escreve toma decisões rápidas indo direto ao ponto, e não se perturba por novas e inesperadas exigências. É fácil encontrar esse sinal em pessoas realizadas na vida publica pela espontaneidade e o sucesso, na mídia e na comunicação de massa.
Traços iniciais e ganchos
Esses traços no começo indicam que quem escreve está "pendurado em algo". Ele pode não querer "deixar-se ir" ou soltar-se e pode ser acentuado pela presença dos pontos de parada.
Traços iniciais abaixo ou na linha de base
Esse tipo de traço começa na área do acumular e do reter e caso os ganchos sejam grandes mostra excessos nestes campos. Pode também indicar objeção sistemática para com novas idéias.
(Fig. A)
Ganchos altos
Aqui a razão disso está no orgulho; podemos ter grandes dificuldades em partilhar atividades comuns, medo de perder a cara ou a passada dignidade.