Pontuação
por Sergio Scabia em PsicologiaAtualizado em 08/04/2020 11:34:52
Estudando a pontuação como um todo abraçamos muitos aspectos da grafologia. Esse aspecto aparentemente pequeno é o barômetro do estado mental do indivíduo.
A omissão de quase toda a pontuação (desde que não seja excepcional) pode indicar vários estados da mente.
Vale lembrar que as vezes a pressa pode fazer com que a pessoa coloque rapidamente no papel assuntos chave sem se preocupar com a forma ou a precisão.
Não podemos confundir o descaso com os detalhes com a falta de consciência disso, e quando a letra é clara e legível, podemos suspeitar uma espécie de aversão consciente e nesse caso é aconselhável perguntar ao escritor. para confirmar se ela é deliberada.
Em alguns casos clareza e comunicação não são efetivamente desejadas e não teremos então legibilidade.
Pessoas geralmente evasivas ou uma deliberada obscuridade podem ser uma das razões, que não podemos deixar de observar mais profundamente. Ver também assinaturas ilegíveis.
Excessiva pontuação mostra que algum tipo de intensidade está presente e indica muitas vezes um alto grau de precisão e de cuidado com os detalhes, que pode indicar uma vontade de ser visto fazendo as coisas corretamente.
Isso pode mostrar uma acentuação pedante, virgulas exageradas, excessivo uso de pontos de exclamação e assim por diante. O escritor dá grande valor às aparências. Pode também significar esnobismo.
Mas quando o nível de forma for pobre esconde uma ansiedade para ser correto ou para ser aceito. Quem escreve tenta comunicar com clareza e pode até estar escrevendo tudo em maiúsculas. Em ambas as polaridades do nível de forma temos amor para o drama ou um apelo forte por receber atenção.
Retoques
Aqui a ansiedade é com certeza presente se o escritor continuamente retorna para fazer pequenas correções ou adicionar palavras e aqui os grafólogos vêem muitas vezes uma consciência culpada: a marca de alguém que tem algo a esconder. Geralmente, porem, a ação é acompanhada por outros sinais como o desnecessário ponto após a assinatura, indicando uma natureza difícil e ansiosa.
Quando os retoques aparecem em escritas de características admiráveis, sugerem baixa autoestima provavelmente provocada por constante desaprovação na primeira infância.
Em grafias agressivas ou caligraficas o traço é mais suspeito, mas não podemos imputar tendências criminais até ter praticado a grafologia durante muitos anos!
Traços repetidos
Acontecem quando o escritor repete um determinado traço antes de continuar com a escrita, as vezes produzindo círculos sobre círculos ou linhas em dobro. Este movimento inibe velocidade e espontaneidade e pode representar prudência ou discrição, pouca vontade de se abrir aos outros. Sua direção para a esquerda e a falta de movimento para a frente podem sugerir hostilidade ou, em conjunção com outros sinais, furtividade.