Terapia de alvo e reprocessamento cerebral: EMDR
por Silvia Malamud em PsicologiaAtualizado em 08/04/2020 11:35:10
A terapia de EMDR trabalha com reprocessamento cerebral de qualquer questão que nos perturbe. Ela é ao mesmo tempo, complexa, por ter a capacidade de reprocessar simultaneamente os eventos-chaves e toda a linha histórica nossa, que envolve situações associadas aos temas perturbadores, como também simples, porque trabalha o que está em nosso DNA que é a informação de cura.
Veja, se você se corta, o seu corpo vai organizar recursos para cicatrizar e "curar" o corte. Em EMDR, abrimos como que se fosse um campo cirúrgico no cérebro para que ele próprio se organize no seu caminho e processo de cura.
Exemplo: o evento-chave perturbador seria como se fosse o campo cirúrgico, os pensamentos disfuncionais, ou sejam, não bons ou insalubres que temos em relação a nós mesmos, em relação ao tema e subterraneamente que nos direcionam em muitas situações, seriam as artérias danificadas e os sentimentos e mais algumas questões enfocadas, o lugar ideal para o sistema com autorreferências saudáveis e reais, será o novo caminho arterial "pós cirúrgico". No EMDR, ativamos o sistema da pessoa dando caminhos para que ele próprio durante as sessões realize o que tem para realizar e mudar as respostas automáticas e viciadas que temos, indo para algo totalmente novo e melhor para a nossa atualidade.
Durante o reprocessamento, podem surgir memórias perdidas, sensações emocionais represadas e significados de vida que não mais fazem sentido, mas que ainda comandavam áreas da pessoa. Tudo isso é reprocessado até que os recursos atuais renovem o sistema da pessoa para o que realmente ela necessita em seu momento de vida atual. Para o que faz sentido, o melhor.
Imagens e cenas difíceis são dessimbolizadas, perdendo a força. O eu fica mais forte, centrado, autoconfiante e tranquilo.
Um processo onde se passa pelo olho do furacão nas questões envolvidas até que estas se resolvam.
Terapia de alvo. Mais informações podem ser por email ou buscando por outros artigos meus, onde conto alguns desenvolvimentos de histórias. Pesquise por si mesmo! Esta terapia está difundida nos mais diversos países.