Terminações das palavras
por Sergio Scabia em PsicologiaAtualizado em 15/08/2000 15:34:46
Mostram nossa atitude para com terminar uma ação e começar outra. Freqüentemente estão ligadas com o comportamento social. Tem mais consenso sobre o significado do abrupto mergulho no final do que no movimento que sobe. Mas em algo tem unanimidade: ganchos na começo e no fim da palavra indicam um caráter difícil de persuadir ou dissuadir...
Terminações bruscas. (Fig. A) Palavras que normalmente terminam com um curo movimento para baixo exprimem uma atitude negativa mas sua verdadeira natureza deve ser definida com a ajuda de outros padrões ou sinais gráficos. Traços muito curtos podem representar reticência e discrição, mas terminações profundamente fincadas para baixo entram no aspecto físico e indicam um desejo de realizar algo concreto, de "fincar o pé".
Curvas para baixo. (Fig. B) Fazem continua referencia ao auto-interesse do tipo materialista ou físico.
Curvas para cima. (Fig. C) Podem mostrar uma elevação do espirito em algumas formas de inspiração, mas deve ser avaliado junto com outros padrões e sinais, pois os motivos podem partir de um alegre otimismo pela fé religiosa até o sentimento de orgulho.
Terminações puxadas horizontalmente. (Fig. D) Aqui vamos desde
amor por fofocas até um desejo de prolongar o momento presente. O principio
geral - sempre tão vital para uma analise - é o de desfrutar o
imediato.
Aqui também temos de lembrar que essas formações iniciais
ou finais podem estar ligadas à mateira que está sendo tratada
no texto. Se possível verifiquemos sempre varias amostras.