Código de Ética dos Indígenas Norte-Americanos
Existem muitas variações deste código pela internet, a maioria com atribuições anônimas. A fonte mais antiga que podemos achar, no momento, para o Código de Ética é de 1982, da Four Worlds Development Project (Universidade de Lethbridge, Alberta), fundado por Phil Lane Jr, um membro das nações Yankton Dakota e Chickasaw. Outra versão mais elaborada foi publicada pelo "Inter-Tribal Times" em outubro de 1994. Como o código é uma tradição oral, sujeita a variações, vejamos a versão mais antiga, de 1982:
1. Dê graças ao Criador toda manhã após acordar e toda noite antes de dormir.
2. Busque a força e a coragem para ser uma pessoa melhor.
3. Mostrar respeito é uma lei fundamental da vida.
4. Respeite a sabedoria das pessoas reunidas em um Conselho. Uma vez que você dá uma idéia, ela não mais pertence a você; pertence a todo mundo.
5. Seja verdadeiro a toda hora.
6. Sempre trate seus convidados com honra e consideração. Dê sua melhor comida e confortos para seus convidados.
7. A mágoa de um é a mágoa de todos. A honra de um é a honra de todos.
8. Receba estranhos e pessoas de fora amavelmente.
9. Todas as raças são filhas do Criador e devem ser respeitadas.
10. Servir outros, ser de valia à família, comunidade, ou nação é um dos propósitos principais para o qual as pessoas foram criadas. A felicidade verdadeira vem para aqueles que dedicam suas vidas para o serviço aos outros.
11. Observe moderação e equilíbrio em todas as coisas. Saiba das coisas que levam ao seu bem-estar e das coisas que levam a sua destruição.
12. Escute e siga a direção dada pelo seu coração. Espere esta direção de muitas formas: Em orações; Em sonhos; Em solidão; E nas palavras e ações de Anciões e amigos.
Fonte: Acid
Saindo da Matrix
Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.