Lucrando com Perdas e Sofrimentos
O sofrimento – físico, material, emocional – muitas vezes nos abate o ânimo, nos desencoraja e até nos revolta. Mas, se estivermos fortalecidos interiormente, conseguiremos fazer uso dessas oportunidades para saltos qualitativos em nossa existência. E como podemos desenvolver o fortalecimento interior?
Um caminho salutar e poderoso é através do exercício da reflexão.
Nós, seres humanos, somos privilegiados nesse sentido.
Essa fascinante capacidade que temos – de conseguir exercitar a reflexão, de fazer uso de nosso potencial racional – é um diferencial poderoso no enfrentamento das vicissitudes inevitáveis da natureza.
Se alguém nos ferir, nos prejudicar financeiramente, se nosso semelhante nos trair de alguma forma... que fazer? Revidar?
Pensemos bem: se um animal raivoso nos morde, valerá a pena mordê-lo de volta?
Um ser irracional possivelmente o faria, de pronto, por instinto, obviamente sem pensar, mas é nesses momentos que a racionalidade humana faz a diferença.
Como agir, então?
Não existem receitas pré-fixadas para se reagir às diferentes situações, mas com certeza, encarar o fato com atitude serena, espírito desarmado e predisposição para dialogar, buscar caminhos, alternativas, até perdoar, tudo isso ajuda bastante.
Pensar positivo, sempre, e concentrar as energias na reconstrução do que foi prejudicado, seja no plano material ou emocional. Ao cair, podemos escolher entre permanecer no chão, chorando, ou nos levantar.
Concluir que nossas perdas são como as podas nas árvores. Podem ser agressivas, mas também podem ser úteis. As árvores lucram com suas podas...
Porque Deus trabalha no íntimo da vida.
Em silêncio. Em paz.
Afinal, como disse André Luiz: “a árvore que passou pela poda é aquela que oferece mais frutos”.
https://www.orizamartins.com/ref-oriza-perdas-sofrimento.htm
Aproveite e leia: "Ajudar e ser ajudado", clicando no link abaixo...
Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.