No passado, a verdadeira cura do futuro
O termo Xamanismo é de origem siberiana, baseado no conceito do saman, que identifica "aquele que não perdeu a integração".
O Xamanismo tem a sua origem na pré-história, quando nossos ancestrais decidiram vencer todos os obstáculos impostos no caminho da evolução. Através da integração com o meio ambiente, confiança e determinação descobriram as fórmulas que iriam garantir a sua sobrevivência. Não possuíam ferramentas, armas, nem tecnologia, mais com a necessidade de vencer e sobreviver, criaram técnicas naturais, se organizaram e desenvolveram plenamente seu poder pessoal.
Para nós, atualmente é difícil admitir o sucesso destes caçadores neanderthais que enfrentavam tanta adversidade constantemente. Uma das muitas adversidades daquele tempo era o momento da caça, quando grupos pequenos de indivíduos, munidos de bastões de madeira com ponta de pedra afiada enfrentavam mamutes e outros enormes animais pré-históricos. Os guerreiros antigos estavam inteiros; utilizavam todo seu poder pessoal e uma enorme integração com as forças naturais, as quais o xamanismo decodificava e direcionava em prol de sua sobrevivência e sucesso.
Antes de caçar, os guerreiros se reuniam em uma caverna, desenhavam no chão o animal que necessitavam caçar, um mamute, por exemplo, dançavam a sua volta e, no momento certo, o líder guerreiro atingia o desenho com sua lança e logo após os outros seguiam a mesma atitude. Recolhiam as lanças, dançavam em torno do desenho e tinham a certeza de que conseguiriam trazer alimentos para suas mulheres e filhos com o mínimo de perdas de companheiros caçadores. Pois, só assim, assegurariam a sobrevivência da tribo e de sua espécie.
O Xamanismo possibilitou um maior senso de comunidade, organização e disciplina, além de uma maior autoconfiança, fé e integração ambiental. Também foi responsável pelo surgimento de várias técnicas de cura, estratégias, filosofia e artes. Várias técnicas muito antigas são utilizadas até hoje, algumas adaptadas com nomes diferentes e reconhecidas por comunidades cientificas, outras com características tradicionais milenares reconhecidas popularmente, mais o importante é que essas maravilhosas técnicas naturais ainda estão sendo utilizadas com sucesso total até hoje e, com certeza, serão utilizadas muito futuramente.
O Xamanismo é mais abrangente que apenas técnicas, pois também é uma filosofia profunda de vida onde adquirimos o respeito pelo meio ambiente, honramos os nossos ancestrais e o conhecimento adquirido, resgatamos a integração com o meio ambiente, a dignidade e o nosso poder pessoal. Através do respeito por todos e pelo todo e um rigoroso código de ética, os guerreiros da luz têm como missão buscar a paz, saúde, equilíbrio, sucesso e uma compreensão mais ampla sobre tudo. Sabemos que cada um de nós tem a responsabilidade de escrever sua própria história pessoal e nos colocarmos como heróis ou não, construindo, assim, o nosso destino.
Através do xamanismo, resgatamos nosso guerreiro que hoje não necessita caçar mamutes mais sim um emprego, alimento para nossa família, educação e saúde. Não podemos esquecer também a necessidade do resgate da anciã e do ancião que existe dentro de cada um de nós e que nos facilita alcançar uma maior maturidade, interiorização, comunicabilidade, sociabilidade, saúde, sensibilidade, altruísmo, inspirações e inúmeras outras possibilidades. O resgate do curumim (criança) é de extrema importância, pois nos livra dos medos, tristezas, estagnações e nos lembra a necessidade de sorrir e brincar, novamente unidos à nossa grande Mãe Terra.
Os animais de poder também são pontos importantes no resgate do homem integral. Os movimentos e meditações com eles podem nos ajudar resgatar muito de nosso poder pessoal e possibilitar mais saúde e integração com o todo (ex.: o jaguar nos ajuda com a força, autoconfiança, determinação, habilidade no movimento e equilíbrio; o macaco ou elefante com a alegria, saúde, pureza, integração; a águia, espiritualidade, altruísmo, fraternidade, visão; o cavalo, prosperidade, firmeza, sorte, liberdade, realização.)
O Povo de Pedra (reino mineral) são poderosos símbolos da memória integral e do poder de concentração e direcionamento objetivo, além de serem responsáveis por várias técnicas de harmonização integral. O Povo em Pé (reino vegetal) também são de fundamental importância no treinamento xamânico, pois nos ajudam conhecer o poder de harmonização e de integração, através de aliados deste reino, além de nos ajudar a resgatar o equilíbrio com a energia da mãe terra (telúrica) e do pai céu (energia cósmica), facilitando-nos equilibrar essas duas formas poderosas de energia.
No Xamanismo, também damos grande importância aos elementos fogo - água - terra e ar, os quais são de grande valor tanto na manutenção do equilíbrio em nosso corpo quanto em nosso meio ambiente. Esses elementos, quando em desarmonia, são indicadores de desequilíbrios e quando estão em harmonia indicam facilidades em nossa vida, saúde e realizações.
No Xamanismo, percebemos que somos uma semente, um micro-universo de possibilidades, nos preparando para nos tornar uma bela árvore (macro-universo ). Temos uma GRANDE certeza - que o potencial da árvore existe na semente.
Rogério Mariani (Bari Meri)
https://www.universus.com.br/art291.htm
Deixe seus comentários:
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.