Nunca se Desespere
Há mandamentos que devemos obrigatoriamente seguir para crescermos em sabedoria diante dos fatos da vida. Mas existe um de suma importância que diz: “NUNCA SE DESEPERE”.
A sabedoria judaica já dizia: “Não existe doença mais terrível que o desespero”.
Entrar em desespero significa ter momentos de desesperança. A palavra desesperança é muito significativa, pois a “des-esperança” é a “negação da esperança”, e o ser humano digno desse nome jamais pode admitir que isso aconteça.
Os antigos romanos diziam: “A única coisa que jamais abandona o homem, nem mesmo na hora da morte, é a esperança”.
Já os gregos costumavam afirmar: “Os vivos sempre têm esperança; os desesperançados são os mortos”. Diziam também que “o homem desventurado, agredido pelo destino, é salvo pela esperança”.
Os latinos afirmavam: “spes ultima dea” que significa “a esperança é a última deusa”. Esse dito popular origina-se na tradição grega, mais precisamente em Hesíodo, que retrata o mito de Pandora em sua obra Os Trabalhos e os Dias. Segundo o mito, Pandora, a primeira mulher criada pelos deuses, abriu por curiosidade uma caixa que lhe foi confiada por Zeus, e todos os bens que ela continha fugiram para o céu, enquanto os males ficaram na Terra, afligindo a humanidade. Diz o mito que só a Esperança ficou no fundo da caixa à disposição dos homens e, por isso, costuma-se dizer que “a esperança é o único bem que ainda vive entre os homens”.
A esperança é o único apoio que possibilita ao ser humano que prossiga em direção ao futuro, esperando pelo melhor, mesmo que todas as condições tentem convencê-lo de que isto é impossível.
Tradicionalmente atribui-se à esperança a cor verde, a cor da vegetação, a cor da vida. Ela é o pão dos que sofrem e a luz que ilumina o nosso caminho aqui na Terra.
Por isso, enquanto você respirar, lembre-se do mais importante dos mandamentos: NUNCA SE DESESPERE!
PAULO A. S. RAFUL
LAURO DE A. S. RAFUL
www.ogrupo.org.br
Aproveite e leia: Idéias para amansar a raiva...
Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.