O CÉREBRO
Descoberto como o cérebro recupera velhas memórias
Cientistas do Hospital for Sick Childrens e da UCLA, no Canadá, localizaram pela primeira vez uma região do cérebro responsável pela armazenagem e recuperação de memórias distantes. A pesquisa foi publicada no último dia 7, no jornal Science.
"Era previamente conhecido que o hipocampo processava a memória recente, mas não que armazenava memórias permanentemente. Agora nós podemos afirmar que é no córtex anterior que as antigas memórias ficam guardadas", disse Paul Franklan, co-autor do estudo, cientista do Hospital for Sick Childrens e professor de psicologia da Universidade de Toronto.
Inicialmente, as memórias para eventos de vida diária parecem depender das redes na região do cérebro chamado o hipocampo. Entretanto, com o tempo, estas memórias tornam-se cada vez mais dependentes das redes na região do cérebro chamada córtex.
Agora que nós sabemos onde olhar, estamos uma etapa mais perto de desenvolver drogas para descobrir genes ou processos do cérebro que podem ser relacionados aos desordenamentos da memória," disse Alcino Silva, um dos coordenadores da pesquisa.
"Nós acreditamos que há uma interação ativa entre o hipocampo e córtex, e que o processo de transferência das memórias entre estas duas regiões no cérebro ocorre ao longo de diversas semanas, e provavelmente durante o sono", explica Frankland.
https://noticias.terra.com.br/ciencia/
Recebido de Claudette Grazziotin
Deixe seus comentários:
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.