O QUE É MEDITAÇÃO?
Um discípulo dirigiu-se a um Mestre Zen e perguntou:
- Mestre, estou inquieto. Diga-me o que é meditação?
Ao que o Mestre Zen lhe respondeu:
- Você vive num mundo hipnotizado pela ilusão do tempo, um mundo em que o momento presente é inteiramente negligenciado, ou somente visto como um tênue fio que divide um passado todo-poderoso e causativo de um futuro extraordinariamente importante e sedutor.
Por um lado, sua consciência está inteiramente ocupada com memórias passadas e, por outro, com expectativas futuras.
Você medita quando fica atento ao que acontece, aqui e agora, sem apegos;
Você medita quando sua mente percebe, sem julgamentos, aquilo que realmente é;
Você medita quando, sem deixar de estar consciente do seu corpo e da sua mente, e do vozerio do mundo que o cerca, você vai ficando cada vez mais sintonizado com a voz do silêncio, com a sabedoria de sua essência íntima.
Você medita ainda quando, no meio do burburimho da vida, no centro do alvoroço e dos desafios do cotidiano, leva consigo a mesma quietude interior que transforma o seu coração no Templo do Espírito;
Você medita quando nem vive integralmente neste mundo nem fora dele e quando embriaga a sua mente nas águas da criação e da inteligência divinas para que, com sua atitude, cada ser, cada coisa, possa despertar para a sua qualidade primordial; porém, você medita quando, na agonia da indecisão, diz:
"Não se faça a minha vontade, Deus, mas a Sua.
Do livro: Além do que se vê, de Claudio Roque Buono Ferreira e Wagner Veneziani Costa. Ed. Madras.
Aproveite e leia: Treinando o Equilíbrio da Mente...
Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.