Menu

REMOER VELHAS FERIDAS

REMOER VELHAS FERIDAS
Facebook   E-mail   Whatsapp

Por: Luiz Alberto Py - https://www.albertopy.com.br

Quando entendemos que não vale a pena cultivar determinados pensamentos e lembramos, temos que aprender a afastá-los se aparecem em nossa mente.

A maioria de nós tem o hábito de ficar remoendo os acontecimentos do passado, desperdiçando tempo tentando imaginar como teria sido nossa vida caso os fatos tivessem ocorrido de outra forma.
Fantasiamos com uma grande quantidade de "ses": se eu tivesse isto ou não tivesse feito aquilo, se determinada pessoa tivesse agido de outra maneira etc.
Tudo isto é evidente, não muda em nada nossa vida presente e, além disso, costuma nos encher de tristeza. Quando mergulhamos neste estado de espírito e nos voltamos para examinar, rememorar e lamentar o passado, o melhor a fazer é lembrar que o passado não muda, sendo portanto inútil sofrer outra vez pelo que já aconteceu e que portanto devemos seguir adiante. Devemos parar de pensar em coisas que só nos trazem sofrimento e nos deixam em uma situação de impotência.

Como sucede com a maioria dos conselhos, este é fácil de ser dado e difícil de ser posto em prática, pois exige forte domínio sobre nossa imaginação e sobre o fluxo de nossas idéias. Quando entendemos que não vale a pena cultivar determinados pensamentos e lembranças, temos que aprender a afastá-los quando estes surgem em nossa mente.
É da natureza humana a tendência de ficar remoendo velhas feridas que voltam a sangrar e nos ajudam a nos sentirmos vítimas.
Precisamos nos disciplinar, aos poucos, fazer valer nossa vontade e apagar essas idéias, decorrentes da tentação sempre presente de permanecer no confortável papel de vítima impotente.

Quando conseguimos, abrimos um novo portal para o caminho da felicidade. E você pode. Como? Vivendo o aqui e agora, vivendo o que está acontecendo no presente.

O que passou, passou, não dá para voltar atrás.
O que passou foi aprendizado e, se não aprendeu, saiba que vai sofrer de novo.
E você não quer isso, então mova-se para frente...

Aproveite e faça o exercício para curar-se das feridas da infância...

Facebook   E-mail   Whatsapp

Deixe seus comentários:






As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2025 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa