Seja um consumidor verde!
- Pensar globalmente, agir localmente.
- Evite os pratos, talheres e copos descartáveis. Quando for inevitável, opte pelos feitos de papelão e madeira, que levam menos tempo para se decomporem.
- Prefira produtos cujas embalagens são feitas de material reciclado e/ou é reciclável(símbolo na embalagem = três setinhas).
- Compre cadernos e blocos de papel reciclado. Utilize só a quantidade de papel indispensável. Escreva dos dois lados das folhas e reaproveite os envelopes usados.
- Se os produtos forem feitos de madeira (ex: lápis, prendedores de roupa, palitos de dente, etc.) verifique se são fabricados com madeira extraída de reflorestamento.
- Prefira os pisos de eucalipto e os cabides de bambu.
Evite hortaliças cultivadas com agrotóxicos. Evite o uso de venenos, herbicidas e pesticidas. Fertilizantes contaminam o solo, a água e destroem, indiscriminadamente, insetos, animais e aves. Valorize os produtos orgânicos.
Valorize a comida vegetariana. Ao consumir alimentos de níveis mais baixos da cadeia alimentar - vegetais, cereais, legumes e menos carne - estamos reduzindo o uso de recursos naturais na produção alimentícia. Evite a carne. O seu consumo implica a canalização dos cereais para alimentar gado em vez de pessoas e a destruição da floresta para criação de pastagens.
(A rede Mundo Verde está oferecendo vários produtos orgânicos e substitutos da carne animal para o seu bem estar e o do Mundo!).
Prefira produtos frescos (legumes, frutas) avulsos e não embalados.
Se quiser atrair borboletas à sua janela, semeie flores de cores brilhantes à luz do sol.
Não use aerosóis com CFC (clorofluorcarbonetos); estes destroem a camada de ozônio. Leia sempre o rótulo dos produtos.
Utilize produtos de limpeza (detergentes de louças, sabão em pó, limpadores multiuso e shampoos) sem fosfato, sem soda, sem cloro, sem CFC e de rápida biodegradabilidade.
Plante árvores. Proteja os ninhos.
Recolha sementes das árvores da sua região e crie um pequeno viveiro. Pode plantar as árvores no seu jardim, usá-las em projetos da comunidade, dá-las aos seus amigos.
Não fume.
Seja responsável pelo seu lixo! Separe latas, vidros, papéis e plásticos, pois estes podem ser reciclados e reaproveitados. Restos de comida podem virar adubo (compostagem).
Não queime lixo doméstico (plásticos, isopor, restos orgânicos). Os gases emitidos poluem a atmosfera, causando efeito estufa, além de doenças.
Procure regar o jardim de manhã. Fazê-lo ao meio dia implica uma evaporação mais rápida da água; regar à noite pode provocar o aparecimento de fungos nas plantas da relva.
Regue as plantas da casa com a água recuperada da chuva ou com a que sobra na panela depois de ferver ou aquecer vegetais. Esta será mais rica em nutrientes, embora seja necessário deixá-la esfriar.
Economize água; Não deixe a torneira aberta ao escovar dentes e ao fazer a barba.
Dica: Encha um copo com água em vez de utilizar água corrente; Não dê descargas prolongadas; Não utilize mangueiras para "varrer" calçadas e quintais; Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa louças e panelas; Não tome banhos demorados.
Prefira a energia solar.
Apague as luzes e TV, quando sair do ambiente.
Prefira lâmpadas fluorescentes às incandescentes.
Ligue máquinas de lavar roupas e louças apenas quando estiverem com a capacidade máxima preenchida. Junte a maior quantidade de roupa possível e passar.
Abra e feche rapidamente a porta da geladeira e freezer e evite armazenar alimentos quentes.
Valorize os equipamentos (refrigerador, congelador, ar condicionado, etc.) que recebem o selo PROCEL, garantindo qualidade e melhor eficiência energética ao produto.
Ao utilizar o seu ar-condicionado, regule o termostato e evite abrir portas e janelas.
Compre apenas o que precisa. Evite o desperdício.
Reutilize os sacos de plástico.
Use as sacolas de pano que são mais resistentes e duráveis.
Afinal, o nosso Planeta não é descartável!
Recebido de Soraya Souza
Deixe seus comentários:
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.