Sexo e raiva levam a diferenças no consumo de notícias online
As reações emocionais levam homens e mulheres a buscar diferentes tipos de notícias na internet para administrar sua raiva
SÃO PAULO - Um novo estudo realizado pela Universidade Estadual de Ohio, nos EUA sugere que homens e mulheres usam a raiva para selecionar o que ler na internet, de forma a regular seu humor. Enquanto homens escolhem matérias que irão fomentar sua raiva, mulheres buscam artigos que irão dissipá-la.
Pesquisadores descobriram que esta diferença acontece porque homens focam em histórias negativas para alimentar um sentimento de revanche contra o que lhes afeta.
Já mulheres na mesma situação procuram artigos positivos que ajudem a afastar seus sentimentos de raiva antes de um possível confronto.
"Não é visto pela sociedade como apropriado para mulheres entrarem em confronto quando estão nervosas, mas isso é permitido para os homens, e reflete na escolha de conteúdo de mídia de cada um ", explicou Silvia Knobloch-Westerwick, co-autora do estudo e professora-assistente de comunicação na universidade que fez a pesquisa.
"Isso mostra que o nosso consumo de informação é motivado não só por aquilo que nos preocupa. Nós utilizamos a mídia para regular nosso comportamento", analisa.
30 de março de 2006 - 16:42
Agência Estado
Deixe seus comentários:
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.