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Viver como Cão e Asno

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As pessoas não conhecem o que é verdadeiro progresso. Por exemplo, às vezes elas se orgulham dizendo: "Mudamos da cabana para o arranha-céu". E pensam que isso é progresso.
As pessoas podem viver numa cabana e serem muito avançadas em auto-realização. Contudo, se ela desperdiça seu tempo transformando sua cabana em arranha-céu, então, toda a sua vida está perdida.
A dita civilização moderna não passa de uma competição de cães. O cão está correndo com quatro patas e as pessoas de hoje em dia estão correndo com quatro rodas.
Quem for sábio e perspicaz usará esta vida para adquirir aquilo que deixou passar em inúmeras vidas anteriores - a saber, compreensão do eu e compreensão de Deus.
Os trabalhadores mundanos, materialistas são como asnos. Por quê? Porque o asno trabalha muito em troca de nenhum ganho tangível. Ele carrega no dorso toneladas de pano para o lavador de roupa, e este lhe dá em troca um pequeno feixe de grama. Então, o asno pára em frente à porta do lavador, comendo grama, enquanto este coloca carga no asno de novo. O asno não tem o bom senso de pensar: "Se me livro do controle deste homem, posso obter grama em qualquer lugar. Por que estou fazendo tanto esforço"?
Os trabalhadores materialistas são exatamente assim. Eles estão ocupados no escritório, muito ocupados. Se você quer ver o sujeito, ele lhe diz: "Estou muito ocupado agora". Então, que resultado você obtém em troca de tanta ocupação? "Bem, como duas torradas e uma xícara de chá. Isso é tudo".(risada) Ou então, ele está ocupado o dia inteiro apenas para que no fim da tarde ele possa olhar em sua conta bancária e dizer: "Oh! o saldo era de mil dólares - agora é de dois mil" Esta é a sua satisfação. Mas, apesar desse esforço, ele terá as mesmas fatias de pão e a mesma xícara de chá, embora tenha aumentado o seu saldo de mil para dois mil dólares. E ainda assim ele trabalhará muito. É por isso que são chamdos de asnos. Pois trabalham como asnos sem nenhuma meta de vida.

Civilização e Transcedência - Bhaktivedanta Swami Prabhupada

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