Você se sente culpado?
Produtos de um mundo imperfeito, todos nós somos imperfeitos. Cada um de nós fez algo de errado. Há coisas que lamentamos - coisas que fizemos ou que deveríamos ter feito. Reconhecer nossos erros com um verdadeiro sentido de remorso pode servir para nos manter na linha na vida e pode nos estimular a corrigir nossos erros quando possível e dar os passos necessários para agir corretamente no futuro. Porém, se permitirmos que nosso remorso degenere, transformando-se em culpa excessiva, se nos agarramos à lembrança de nossas transgressões passadas com uma contínua atitude de censura e ódio a nós mesmos, isso não leva a nenhum objetivo, a não ser o de representar uma fonte implacável de auto-punição e de sofrimento induzido por nós mesmos.
...o idioma tibetano nem mesmo tem um termo equivalente à palavra "culpa", embora tenha palavras que significam remorso, arrependimento ou lamento, com um sentido de retificar as coisas no futuro.
Do Livro: A Arte da Felicidade, de Dalai Lama
De fato, é possível nos livrarmos de pequenas culpas, mas e aquelas que provêm de erros terríveis que não suportamos a lembrança pois dilacera a nossa alma? Será que nos sentimos preparados a nos perdoar, nos regenerar e aos outros também? E como nos manter na linha na vida se ela é um exercício onde não há erros e acertos, mas aprendizado sempre?
Você se sente realmente culpado?
Deixe-nos a sua opinião a esse respeito. Quem sabe ajudará alguém que questiona isso neste momento...
Sandra Torres
Deixe seus comentários:
Veja também
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.