Há milhares de anos o homem vem tentando separar "Deus" de tudo o que existe, fazendo com que ele seja considerado uma unidade separada.
Isto não é verdade. "Deus" está em todas as coisas, nas pessoas (boas ou más), nos objetos, nas plantas, nos animais (até nos microorganismos), na Terra, nos minerais, no ar, na água, nas estrelas, no espaço (aparentemente vazio), enfim, em tudo o que é visível e o que não é visível.
Deus é uma totalidade que permeia todo o Universo, "Deus" está em você em mim e em tudo que existe, que existiu e que existirá. Ele existe antes de tudo e depois de tudo, ele é o começo, o meio e o fim. O título "Deus" é apenas um nome para definir o que não podemos definir.
Nós homens queremos sempre explicar tudo, até "Deus", colocando um nome nele, mas ele não pode ser explicado nem definido só por uma pequena e limitada parte do Todo ao qual pertencemos. Seu tamanho é infinito demais para que nossa razão possa explicá-lo. Para mim ele é um Mistério maravilhoso e assustador diante da minha pequenez, não tem cor, não tem raça, não tem forma.
Desse Mistério que tentamos definir como "Deus", tudo emana, tudo respira, tudo se transforma. Cada comunidade, cada tribo, cada povo, tenta dar nome em vão a esse Mistério, e cada qual achando que seu "Deus" é o verdadeiro. Isso cria uma separação entre os homens, fazendo com que a paz e a harmonia, infinita e incessante, que flui desse Mistério seja bloqueada em nossas mentes, causando uma ruptura no equilíbrio em nossas vidas, pois desligados do Todo, nos achamos fora do contexto do nosso Planeta e das outras formas de vida.
Então promovemos uma destruição da vida que o Mistério nos deu, destruição esta que está atingindo o Planeta todo, inclusive os próprios homens. Todas as outras formas de vida também fazem parte do Mistério ao qual pertencemos. Essa separação só existe em nossas mentes. O Mistério continua permeando tudo infinitamente, o tempo passará, os homens passarão, mas o Mistério sempre existirá. "Deus" é a união de tudo que existe. Não se pode "ver Deus" sem que o todo seja observado, mesmo assim ele jamais poderá ser explicado, apenas sentido.
Vivemos um sonho (ou pesadelo) que nós mesmos criamos. Precisamos acordar a tempo, para que nossos filhos também possam partilhar desse Mistério junto com as outras formas de vida, para que possamos honrar o Mistério que nos criou do qual nós dependemos.
Desejo que a Paz e a Luz desse Mistério volte a habitar no coração dos homens, para que nosso Planeta Mãe volte a respirar aliviado, e paire tranqüilo no berço do Mistério.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.