Atitude sinergética significa "abrir o coração" para a presença das pessoas em nossas vidas, significa focar a atenção para a qualidade das tarefas que queremos realizar em grupo. Com esta atitude evidenciamos o valor que damos ao trabalho e aos companheiros.
Reconhecemos que a perfeição não existe e que a harmonia vem da integração das diferenças; por isso cultivamos a gratidão pela oportunidade de conviver. O empenho em orientar as atividades no pensamento-sentimento conjunto permite que a energia flua através de todos.
Quando o grupo atua sinergeticamente, os participantes realizam tarefas que lhes são destinadas com mais qualidade humana em muito menos tempo e com menor esforço. Ao agirmos com sinergia nos colocamos à disposição da "Essência do SER" e, dessa forma, sintonizamos as ações do grupo em total harmonia com as leis do universo.
A pessoa sinergética pratica, pelo menos, doze ações integrativas:
- Pela manhã, ao acordar fixa sua atenção em valores perenes; tais como: generosidade, solidariedade, alegria, amor, felicidade.
- Procura estimular as pessoas para uma vida mais amorosa através de sua presença cooperativa e lúcida.
- Está comprometida com tarefas que lhe tragam bem-estar e ajudem as pessoas a viverem com mais qualidade.
- Busca sintonizar mente e coração em tudo que realiza de modo autêntico.
- Valoriza o trabalho que realiza em grupo e se empenha para manter o espírito de equipe.
- Alegra-se com o sucesso dos companheiros e é solidária no momento difícil sem confundir solidariedade com beatificação.
- Compartilha obstáculos e êxitos buscando manter a mente aberta para aprender sempre.
- Reconhece a condição de vida humana como grande oportunidade para ser feliz e contribuir para a felicidade de outros seres.
- Identifica a paz como valor sem fronteiras que se manifesta em atitude sinergética através de sua prática diária no seu contexto vivencial mais imediato; junto aos seres que lhes são mais próximos.
- Considera a pacificação íntima como conquista vivencial derivada de seu empenho no processo de autoconhecimento.
- Cultiva a paz como um bem supremo da humanidade sem confundi-la com ilusão, alienação, deslumbramento ou omissão. Está convicta de que a paz é responsabilidade universal, fator de sobrevivência planetária; tarefa de reconciliação e celebração da vida plena.
Ser uma pessoa sinergética é uma escolha e dela depende o bem-estar da família humana e a paz no planeta Terra. Quem ousa se comprometer com esta atitude?
Rosália Monteiro é psicóloga clínica, psicoterapeuta, professora e escritora. Membro de diversas instituições nacionais e Internacionais; palestrante; conferencista; pessoa atuante em práticas assistenciais comunitárias há mais de 40 anos; presidente do Centro de Expansão da Consciência e presidente dos Amigos da paz Sem Fronteiras.
As opiniões expressas neste artigo são da responsabilidade do autor. O Site não se responsabiliza por quaisquer prestações de serviços de terceiros, conforme termo de uso STUM.