Em Alto Mar - Parte II

Em Alto Mar - Parte II
Autor Isabela Bisconcini - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


As situações de estresse desencadeiam as nossas reações de condicionamento mais arraigadas, e quem trabalha é o cérebro irracional, que pensa por luta ou fuga, por reação instintual de sobrevivência. Nestes momentos, perdemos o controle sobre nós e impera a bioquímica das nossas reações. Mas sabemos que também podemos ter acesso à imensa ‘presença de espírito’ - linda expressão! - diante de situações inusitadas, justamente se estivermos com a mente vazia. Ou melhor, se acharmos a qualidade do espaço dentro da mente. Esse é o fio da navalha da situação.

Diante do estresse ficamos tomados pela reação bioquímica e somos levados à exaustão do nosso padrão neurótico pessoal: uns paralisam, outros agem intempestivamente, outros, buscando manter o controle, caem nos comportamentos obsessivos. Precisamos conhecer qual o nosso padrão de resposta condicionada diante do estresse. Este é o primeiro passo. Entraremos no nosso tema pessoal, nos nossos padrões e no nosso enredo, e viveremos só a polaridade negativa da situação. E é esta a agravação, a intensificação de que estamos falando. Nestes momentos é importante saber que a química prevalece sobre o sutil e, uma vez dentro da nossa ciranda pessoal de sofrimento, precisaremos de vários apoios para sair disso, sobretudo porque o mecanismo da repetição condicionada é exaustivo. É melhor descansar, tomar medicamentos se for necessário e cuidar do corpo. Mas precisamos respirar de volta ao centro do nosso coração e pedir pela orientação do poder superior sempre disponível para nós, constelando sua ajuda para que conquistemos o ponto de vista apropriado para a situação, para que consigamos dar o salto de percepção, adquirir a visão maior da cena e alcançar a verdade interior da situação, já que a encaramos como uma situação de aprendizado, como oportunidade de salto para um equilíbrio maior - e essa já é uma perspectiva macro do que nos acontece. O Universo não é sádico. Adquirida a perspectiva correta da situação, e adquirido o aprendizado, o sofrimento cessa.

Precisamos nos lembrar de que numa crise de cura, os elementos negativos de uma situação só são exaltados para que, por meio do contraste, possamos alcançar o outro lado da situação e, como num pêndulo, ao sermos lançados de um lado ao outro da cena, como num barco jogado por entre as ondas, acharmos o fio da navalha, o ponto de integração das polaridades: O ponto em que enxergamos as duas perspectivas sem mais conflito. É como diz Amyr: “Lá fora apenas o mar: ondas e vento, nem sempre mal-intencionados, às vezes grandes mamíferos e outros animais em harmonia perfeita”. Enquanto não conseguirmos a ajuda do poder superior dentro de nós, enquanto não alcançarmos nossas melhores partes, nossas partes mais maduras e prontas, ficaremos brigando com a situação, rodando no círculo vicioso do estresse e jogados na tempestade. Mas é possível conquistar ajuda do poder superior, a ‘presença de espírito’ para dirigir o nosso barco e chamar os nossos melhores homens - nossos melhores recursos internos - para a tripulação interna.

O importante é sabermos que estamos em situação de aprendizado coletivo. Estou vendo já muita gente mais aprumada, de velas abertas, brilhando sua luz no convés e navegando com mais consciência, a partir de novos locais e paradigmas internos, com paz e não na tempestade. Para isso, foi preciso entrar na raiz do condicionamento e ir jogando o peso das velhas bagagens fora, sucessivamente, para poder responder às situações a partir do presente e não com o peso das bagagens. Assim aparece espaço. As demandas das situações que vivemos não ficarão menores, mas conseguiremos lidar com elas de uma perspectiva mais leve e espaçosa em nós, se conseguirmos sair do condicionamento e responder ao presente da cena.

Agradeço à Ruth pela sua visão, pela qualidade da troca que possibilita que saiam textos como este, por mobilizar e procurar despertar sempre os meus melhores recursos. Obrigada!

PARTE 1

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isabela Bisconcini   
Isabela Bisconcini é Psicóloga Clínica e Consteladora Sistêmica. Terapeuta EMDR. Terapeuta Floral, Reiki II, NgalSo Chagwang Reiki, AURA-SOMA. Deeksha Giver. Dedicou-se por 25 anos ao estudo da psicologia budista e prática do Budismo Tibetano. Participou do Centro de Dharma da Paz desde 1988, quando Lama Gangchen Rinpoche o fundou.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.