Inicialmente é necessário lembrar que empreendedor tem as ver com empresa. Empreender é aquilo que se executa, que se realiza, normalmente relacionado à empresa. Empresa é uma organização ou um empreendimento que pode ser privada ou pública, individual, de economia mista ou aberta, que visa produzir e oferecer bens ou serviços, e que geralmente tem como objetivo conseguir lucro ou benefícios. Daí chega-se ao empreendedor, que vem a ser aquele que realiza e que se propõe a executar e atingir metas, que é arrojado, ousado, que busca novos caminhos, que age com audácia não medindo esforços para chegar aos objetivos almejados.
Mas o empreendedor não se resume somente ao empresário ou profissional de empresas. Ele pode ser também um líder político, religioso ou de uma comunidade e dependendo das circunstâncias até o líder de uma família que possui objetivos comuns.
As características do empreendedor são: ousadia, arrojo, destemor, realização. Mas o que o distingue realmente do administrador ou do empresário é o fato de correr e assumir riscos e estar sempre inovando e buscando novos caminhos. O empreendedor não mede esforços, riscos e atitudes para atingir seus objetivos, e não se prende unicamente a regras ou normas pré-definidas, tendo sempre a audácia de inovar e buscar novos horizontes. É um visionário, decidido, dinâmico e determinado, mas também planeja e calcula os riscos, procurando sempre fazer a diferença e tirar proveito das oportunidades. É organizado, otimista e um líder nato.
Um ótimo exemplo para definir o empreendedor é o filme “O Aviador”. Lançado em 2004, foi indicado a 11 prêmios Oscar ( incluindo melhor filme) e ganhou 3 globos de ouro, um deles como melhor filme do ano. Teve como diretor o fantástico Martin Scorsese, e foi protagonizado em uma atuação memorável por Leonardo Di Cáprio, que acabou provando ser um ótimo ator e não mais um rostinho bonitinho nas telas. No filme, o personagem que dá nome ao título é um empresário que fabrica e comercializa bombas para poços de petróleo e tem como paixões a aviação e o cinema. Resolve então colocar em prática seu objetivo, que é fazer um filme sobre a aviação na guerra. Mas não um simples filme. O empresário não mede esforços para executar uma obra grandiosa, e nunca está contente com o resultado. Acaba alterando o projeto inúmeras vezes sem se preocupar com tempo, custos, excesso de trabalho, etc. Seu objetivo é fazer o melhor possível, sempre inovando e implementando sua obra com tudo de novo que aparece e principalmente com novas idéias que surgem através dos tempos.
Embora não exista um padrão para definir como é um empreendedor, existem alguns aspectos que podem caracterizá-lo, dando uma idéia clara das habilidades que são peculiares e necessárias para seu sucesso. O empreendedor tem que ter iniciativa para começar um novo negócio ou para desenvolver e fazer progredir um negócio existente. Deve ter habilidade para aproveitar da melhor maneira possível os recursos existentes, transformar o ambiente da empresa e assumir riscos calculados, nunca esquecendo que existe a possibilidade do fracasso.
O empreendedor deve ter habilidades técnicas, gerenciais e pessoais. Na área técnica, deve possuir conhecimento da esfera em que atua, procurando ouvir, mas também saber falar e principalmente trabalhar em equipe, ser organizado e um líder nato. Na área gerencial, saber administrar a empresa, negócio ou situação em todos os seus aspectos, buscando sempre o melhor resultado. Quanto às habilidades pessoais são aquelas inerentes a cada indivíduo, mas que não devem diferenciar muito do que foi abordado no terceiro parágrafo. Mas existe um aspecto que deve ser levado em conta: a cumplicidade. Conquistar seus adeptos e colaboradores e torná-los cúmplices em seus objetivos é primordial para o sucesso do que se pretende empreender.
As características mencionadas são exatamente as que diferenciam o empreendedor do administrador, empresário ou gerente. Empreender é possível, sempre, e está em contraponto com as atitudes gerenciais, administrativas e empresariais. Mas não basta. É necessário buscar a essência do empreendedorismo, que é a audácia, a possibilidade de transgredir regras e se dar bem. Ser ousado, arrojado e destemido, mas sempre buscando um objetivo, que é o bem comum da empresa e de toda estrutura que existe para determinado objetivo. Ousar é se arrojar, mas com competência e consciência. Eis o que deve buscar o verdadeiro empreendedor.
Avaliação: 5 | Votos: 12
Compartilhe
Escritor, jornalista, com nove obras escritas e cinco publicadas. Veja no item "produtos". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |