Algumas pessoas pediram este tema, então vamos lá! Agradeço "Ra, Thi, Dé, Mi" e todos que tem entrado em contato.
Agressão emocional é uma forma de abuso que visa humilhar, desqualificar, rebaixar, propor remorso, culpa, ou qualquer outro sentimento negativo que deturpe o outro.
Essas agressões aparecem a todo instante: no trabalho, família, entre cônjuges, amigos, e mais!
Um local onde sempre acontece é no trânsito: as pessoas mais boazinhas parecem verdadeiros crápulas ao volante. Descarregam sua frustração em motoristas, pedestres, enfim, somente para denegrir a imagem do outro, porque a culpa é sempre do outro!
Mas uma das piores agressões desse tipo são sempre no ambiente familiar. Nesse espaço, as pessoas com quem convivemos nos conhecem bem: nossos medos e fraquezas.
Assim usam exatamente nossos pontos fracos para ofender e "alfinetar".
E conseguem,pelo simples fato de saber que vão conseguir o objetivo de ferir.
Essas agressões em família tem algumas possibilidades, vou destacar duas:
1-Ás vezes, pessoas próximas estão acostumadas a falar sempre a mesma coisa e já não percebem que o outro não é mais daquele jeito.
Explico, com um exemplo fácil de ser entendido: pai e filhos.
Um pai que começa a reclamar para seu filho pequeno que ele está agindo errado, não está resolvendo o problema ou ensinando. Está reclamando.
As pessoas acham que, ao reclamar, vão mudar alguma coisa, mas não vão. Apenas estão divagando de forma negativa aquilo que o outro está fazendo.
E quando esse pai passa a ver que não tem solução, começa a ofender. Fala coisas do tipo: "eu já te falei que é errado, como você é burro"...entre outras coisas.
Mas esse filho cresce. Ele passa a fazer algo bom e certo, já que é o processo normal do ser humano. Só que esse pai continua reclamando e chamando o filho de burro sempre que possível.
Por quê? Acostumou-se. Já virou mania. Ás vezes nem lembra ou pensa no que fala.
Qual a solução?
Neste caso, que trata-se de alguém próximo pelo qual se tem muito amor e carinho, o que você terá que fazer é perceber o porquê está acontecendo a agressão e, ou ignorá-la, já que é mania, ou conversar com a pessoa e dizer que não admite mais ser tratada assim.
Mas tem que ser uma conversa calma, franca e firme. Num momento adequado onde ambos estejam calmos. Não pode ser quando envolva emoções, como no meio de uma briga por exemplo.
2- Quando essa pessoa da família é alguém com inveja, que só quer o seu mal e faz de tudo para realmente denigrir sua imagem.
Tem na família também sim! Aquelas pessoas que fazem de tudo para atrapalhar o primo, o irmão, etc; por puro ciúme, inveja, despeito.
Você sabe de quem estou falando: daquele que ás vezes é um amor, ás vezes te atrapalha. Algumas vezes é seu amigo, outras parece uma pessoa totalmente diferente. E se fazem de vítimas e coitadinhas apenas para fazer você se sentir pior ainda.
Qual a solução?
Neste caso mais complicado, você precisa ser um verdadeiro artista.
Precisa identificar quem é, como essa pessoa age e o que você pode fazer para impor limites.
Veja bem, limite é postura, não mandar alguém fazer, dar ordens. É você estar numa espécie de firmeza onde essa pessoa tenha medo de ultrapassar.
Entenda quem você é. Depois, pense em como você se sente, o que te magoa e por que essa pessoa consegue isso.
Aí sim você conseguirá ser firme. Já que entende você mesmo (a).
Depois, mantenha-se a certa distância: não espere amizade, não trate a pessoa como sua amiga, trate-a normal, com distância de segurança.
Se ela tentar te provocar, resista. Se não puder ignorar, seja frio (a) e calculista. Ás vezes um sorriso cínico é uma boa e elegante resposta.
No mais, treine com você mesmo (a) ser uma pessoa compreensiva, mas também segura de si.
Afinal ainda prevalece aquele ditado: "cachorro late e a caravana passa."
Lembre-se que é somente com esse tipo de gente, as pessoas merecem um lugar no seu coração!
Um beijo grande, seja caravana!
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
![star](https://www.somostodosum.com.br/clube/stars.png)
Compartilhe
![Facebook](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/face2.png)
![E-mail](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/mail2.png)
![Whatsapp](https://www.somostodosum.com.br/apoio/rede-sociais/zapp2.png)
Autora da série de livros "Você mais feliz...", seu primeiro livro "Você mais feliz...com você" pode ser adquirido pelo e-mail: [email protected] ou pelo site https://www.clubedeautores.com.br/ Você pode se cadastrar também no curso de desenvolvimento pessoal e profissional através de rede social: e-mail para [email protected] E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |