Pois bem! A concorrência aumentou bastante e já estamos em plena era de trabalho duro, exatamente como previ no vídeo.
O que isto quer dizer?
Que construir sua marca como autor utilizando a plataforma da Amazon requer cada vez mais dedicação e determinação do que há bem pouco tempo atrás.
Se antes era fácil se tornar reconhecido com a autopublicação, a cada dia que passa, você vai precisar se esforçar (e investir) mais e mais se quiser crescer e aparecer como escritor. Neste post, listo 7 dicas para se destacar na multidão de novos escritores que tomou conta do mercado no Brasil desde a chegada da Amazon e seus e-books.
1. Faça Fãs
Você já leu em algum lugar que precisa urgente construir sua plataforma de autor? Mas o que é isto? A plataforma de autor é o conjunto de meios que um escritor necessita para ir aonde o povo está. Ela é composta, no mínimo, de um website, de um blog, de presença nas redes sociais que seu público frequenta e de uma lista de e-mails.
No entanto, antes de sair capturando e-mails e arrebanhando fãs e seguidores, faça uma análise profunda do perfil do seu leitor ideal e foque em construir uma audiência que realmente goste do que você escreve e faz. Crie livros, conteúdos e posts de qualidade, sempre atento aos desejos e necessidades do seu público-alvo. Somente desta forma você será capaz de transformar leitores em fãs.
2. Faça com Verdade
O leitor percebe de cara quando você não é verdadeiro e só está ali para satisfazer seu ego ou em busca de dinheiro fácil. Não existe dinheiro fácil, a não ser que você entre para o Congresso Nacional.
Ninguém quer comprar o que você escreve. As pessoas compram o que elas querem ler. Pense nisto!
Seja honesto sobre o que funciona e o que não funciona.
Seja sincero e transparente com seu leitor e com você mesmo. Não se engane! Pode até ser que você consiga passar um ou outro para trás, porém, depois do advento dos murais, a mentira não tem mais pernas.
3. Faça Relacionamentos
Atrás de cada e-mail, de cada fã e seguidor nas redes sociais, de cada assinante do seu canal no Youtube, existe uma pessoa de carne e osso. Nunca deixe passar uma única oportunidade de criar laços com seus leitores ideais.
Responda, interaja, comente, seja acessível e disponível. Seja também de carne e osso e não apenas uma figura digital. Compartilhe suas histórias e experiências pessoais com sua audiência para gerar conexões.
4. Faça com Identidade
Identidade visual não é balela. Ela faz parte de uma técnica de persuasão chamada Consistência.
Se seu site é diferente do seu blog que é diferente da sua fan page que é diferente do seu perfil no Twitter, você tem problemas. Se as capas dos seus livros não tem um mínimo de identidade, cada uma de um jeito, sem essência ou direção, você tem muitos problemas.
Em tempo: identidade não é só design. É conceito, forma, conteúdo. Seja consistente em toda a sua comunicação, nas suas plataformas digitais e analógicas e, principalmente, nas capas de seus livros.
5. Faça com Foco
Imagine que você tenha que girar uma vareta para fazer fogo. Com o perdão do trocadilho, conseguir ou não é uma questão de foco. Escolha um nicho e trabalhe dia e noite para ampliar sua visibilidade nele e tornar-se referência. Torne-se AUTORIDADE, com todas as letras maiúsculas, em seu segmento.
Nicholas Sparks é uma AUTORIDADE em Romances. Jack Canfield é uma AUTORIDADE em desenvolvimento pessoal. A mágica acontece quando você junta sua paixão com sua experiência e um mercado de massa.
6. Faça com Voz Própria
Você pode escolher ser a voz ou o eco eco eco. Quando alguém lança um livro de sucesso, logo surgem diversas vozezinhas que tentam se aproveitar da mesma onda. Vampiros e Leis da Atração ecoam até hoje. Para surfar na crista de uma onda, você precisa ser um visionário com voz própria.
Tenha argumentos que não sejam meras repetições do que dizem por aí. Desenvolva uma opinião forte dentro do seu tópico e deixe claro para o mundo o que você pensa.
7. Seja Diferente
A maior parte da multidão está focada em fazer e ter. Concentre-se em Ser antes de fazer qualquer coisa e você terá o que deseja. Busque sua essência, seu estilo, seu tom e diferencie-se do que seus concorrentes estão fazendo.
Analise seus competidores para descobrir onde acertam e onde erram e busque as brechas inexploradas no mercado. Leia o que os outros autores do seu segmento escrevem e faça muito diferente. Se todo mundo está indo para o Norte, vá para o Sul. Seja o original e não uma cópia.
Para terminar, uma oitava dica para ser combinada com todas as outras acima: PERSISTA! As pessoas fracassam por que desistem. Lembre-se da frase de Richard Bach: “Um escritor profissional é um amador que nunca desistiu”.
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Escrevo para quem escreve. Há quatro anos eu vivo o meu porquê: motivar e ensinar pessoas a propagarem seu conhecimento e experiência através dos livros. Sou autor de doze livros e das séries Segredos do Best-Seller e Livros Que Vendem. Todos autopublicados e Best-Sellers na Amazon Brasil. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |