O verdadeiro objetivo de uma pesquisa de
opinião pública é obter respostas para algumas questões que necessitam de uma
maior amplitude de conceitos e juízo, quando se trata da opinião que o
individuo que vive em uma sociedade constituída possa apresentar. É buscar mais
de uma opinião sobre determinado assunto amplificando assim o alcance dos
resultados pela média do pensamento de uma sociedade ou de um grupo especifico
de pessoas.
Uma pesquisa para ser confiável deve utilizar processos científicos de levantamento de dados, de manipulação de informações, de definição e apresentação de resultados de tal maneira que não possam ocorrer dúvidas sobre sua legitimidade. É possível inclusive a utilização de dados estatísticos e de amostragem como ferramentas para multiplicar os efeitos dos elementos que deverão ser apresentados publicamente, ampliando assim os resultados e - consequentemente - os objetivos a serem atingidos. Resultados que também podem ser plenamente confiáveis dentro das margens de segurança que a multiplicação dos dados requer e exige como método cientifico.
Entretanto, a utilização de métodos de multiplicação de dados informativos através da estatística e da amostragem em pesquisas, principalmente quando se trata de opinião publica, requer um cuidado especial, pois pode influenciar no resultado e tornar o trabalho involuntariamente ou mesmo até intencionalmente direcionado para determinado resultado. O mercado está repleto de pesquisas tendenciosas, que acabam manipulando a opinião publica e levando o cidadão a tomar decisões que nem sempre são as melhores para seu desenvolvimento social, ou até mesmo para sua subsistência como membro de uma sociedade estabelecida. Sociedade que cobra atitudes, e necessita da relação harmoniosa com seus pares para existir e progredir como meio aglutinador e requer que seus membros lutem e busquem uma conciliação em sua opinião como ser racional.
Uma pesquisa de opinião pública não deve ser vista tão somente como um meio de coleta de dados, de busca da informação pura e simples. Antes de tudo deve ser um instrumento de mudanças, dando à sociedade a oportunidade de conhecer seus anseios, suas propostas, seus pontos em comum e suas diferenças, podendo assim quantificar e qualificar seus valores e seus objetivos comunitários e sociais. A pesquisa de opinião tem como objetivo principal tornar público o pensamento comunitário sobre determinado assunto, que pode ser polêmico e difícil de ser discutido em pequenas reuniões, mas que pode ser de interesse comum da comunidade ou de determinado grupo social. É importante disseminar o pensamento comunitário sobre algum assunto polemico e genérico, dando à comunidade a oportunidade, a partir de informações coletadas e catalogadas, de repensar, retificar ou ratificar sua postura e suas decisões sobre o assunto que estava (ou está) sendo abordado.
A globalização, a informação emergente e instantânea e a concorrência cada vez mais acirrada fazem com que o público consumidor seja cada vez mais exigente, de maneira que é importante apresentar informações que atendam as necessidades específicas de cada cliente ou segmento do mercado, oferecendo um diferencial que possa alavancar o nível de satisfação do público alvo. Eis porque as pesquisas de opinião são importantes e necessárias. Elas fornecem informações essenciais para que seja possível alinhar as estratégias de atuação com as verdadeiras necessidades do mercado, abrindo o leque de oportunidades para o relacionamento com os clientes e obtendo informes que possam dar opções de atuação e de posicionamento frente a concorrência.
As pesquisas políticas não diferem muito da abordagem mercantil ou sócio/comportamental, embora direcionadas para a opinião e o sentimento dos eleitores em relação ao que está sendo proposto pelos candidatos a cargos eletivos. Além de procurar saber qual a intenção de voto dos eleitores, é importante para os partidos políticos saber qual a opinião do cidadão, podendo assim apresentar propostas e estruturar sua plataforma de acordo com as necessidades da população. Toda campanha eleitoral deve sempre estar fundamentada em um programa completo de pesquisas tanto quantitativas quanto qualitativas, sem o que é praticamente impossível montar estratégias eficientes para obter os resultados almejados. É primordial saber utilizar de maneira eficiente os recursos disponíveis, e ter a possibilidade de manejar o trajeto adotado de acordo com a flutuação da opinião pública.
Uma pesquisa para ser confiável deve utilizar processos científicos de levantamento de dados, de manipulação de informações, de definição e apresentação de resultados de tal maneira que não possam ocorrer dúvidas sobre sua legitimidade. É possível inclusive a utilização de dados estatísticos e de amostragem como ferramentas para multiplicar os efeitos dos elementos que deverão ser apresentados publicamente, ampliando assim os resultados e - consequentemente - os objetivos a serem atingidos. Resultados que também podem ser plenamente confiáveis dentro das margens de segurança que a multiplicação dos dados requer e exige como método cientifico.
Entretanto, a utilização de métodos de multiplicação de dados informativos através da estatística e da amostragem em pesquisas, principalmente quando se trata de opinião publica, requer um cuidado especial, pois pode influenciar no resultado e tornar o trabalho involuntariamente ou mesmo até intencionalmente direcionado para determinado resultado. O mercado está repleto de pesquisas tendenciosas, que acabam manipulando a opinião publica e levando o cidadão a tomar decisões que nem sempre são as melhores para seu desenvolvimento social, ou até mesmo para sua subsistência como membro de uma sociedade estabelecida. Sociedade que cobra atitudes, e necessita da relação harmoniosa com seus pares para existir e progredir como meio aglutinador e requer que seus membros lutem e busquem uma conciliação em sua opinião como ser racional.
Uma pesquisa de opinião pública não deve ser vista tão somente como um meio de coleta de dados, de busca da informação pura e simples. Antes de tudo deve ser um instrumento de mudanças, dando à sociedade a oportunidade de conhecer seus anseios, suas propostas, seus pontos em comum e suas diferenças, podendo assim quantificar e qualificar seus valores e seus objetivos comunitários e sociais. A pesquisa de opinião tem como objetivo principal tornar público o pensamento comunitário sobre determinado assunto, que pode ser polêmico e difícil de ser discutido em pequenas reuniões, mas que pode ser de interesse comum da comunidade ou de determinado grupo social. É importante disseminar o pensamento comunitário sobre algum assunto polemico e genérico, dando à comunidade a oportunidade, a partir de informações coletadas e catalogadas, de repensar, retificar ou ratificar sua postura e suas decisões sobre o assunto que estava (ou está) sendo abordado.
A globalização, a informação emergente e instantânea e a concorrência cada vez mais acirrada fazem com que o público consumidor seja cada vez mais exigente, de maneira que é importante apresentar informações que atendam as necessidades específicas de cada cliente ou segmento do mercado, oferecendo um diferencial que possa alavancar o nível de satisfação do público alvo. Eis porque as pesquisas de opinião são importantes e necessárias. Elas fornecem informações essenciais para que seja possível alinhar as estratégias de atuação com as verdadeiras necessidades do mercado, abrindo o leque de oportunidades para o relacionamento com os clientes e obtendo informes que possam dar opções de atuação e de posicionamento frente a concorrência.
As pesquisas políticas não diferem muito da abordagem mercantil ou sócio/comportamental, embora direcionadas para a opinião e o sentimento dos eleitores em relação ao que está sendo proposto pelos candidatos a cargos eletivos. Além de procurar saber qual a intenção de voto dos eleitores, é importante para os partidos políticos saber qual a opinião do cidadão, podendo assim apresentar propostas e estruturar sua plataforma de acordo com as necessidades da população. Toda campanha eleitoral deve sempre estar fundamentada em um programa completo de pesquisas tanto quantitativas quanto qualitativas, sem o que é praticamente impossível montar estratégias eficientes para obter os resultados almejados. É primordial saber utilizar de maneira eficiente os recursos disponíveis, e ter a possibilidade de manejar o trajeto adotado de acordo com a flutuação da opinião pública.
Avaliação: 5 | Votos: 9
Compartilhe
Escritor, jornalista, com nove obras escritas e cinco publicadas. Veja no item "produtos". E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |