A irritação que corrói nossa Alma

A irritação que corrói nossa Alma
Autor Tania Paupitz - [email protected]
Facebook   E-mail   Whatsapp


A irritabilidade está muito associada ao fato de reclamarmos de tudo o que nos cerca, seja de pessoas, do trânsito conturbado, da vida difícil, do tempo chuvoso, do mau humor alheio, até nos darmos conta que aquilo que percebemos no outro tambem é nosso. Não temos o controle das situações externas, mas, podemos através do nosso livre arbítrio aprender a fazer melhores escolhas.  
Na verdade, só temos o controle daquilo que podemos mudar dentro de nós, em prol de nossa evolução espiritual.

Não raro, a irritabilidade poderá chegar num nível tão intenso que o próprio sujeito irritado não suporta a própria convivência.
Estar diante de si, encarando suas sombras e seus vícios comportamentais, demanda um profundo trabalho interno, aliado ao processo de autoconhecimento.
Aprender através do processo da reforma Interior, a lidar com nossos "Vícios Comportamentais" , através de pensamentos e emoções em desalinho como: o medo, a raiva, a tristeza, a mágoa; nos confere a oportunidade de uma melhor sintonia com nosso interior, trazendo-nos o equilibrio e a paz de espírito.
 
O irritado é aquela pessoa que carrega consigo a impaciência, a intolerância pois geralmente não admite ser contrariado - vulgarmente conhecido como o “dono da verdade”.
Se alguém discorda de seu ponto de vista, isto  já pode ser um motivo para brigas e discussões acaloradas. 
A vítima do irritado é sempre alguem que aceita ou nao o "presente" que lhe é destinado. 
Quando não aceita a energia que lhe foi direcionada, a mesma  retorna ao seu local de origem, geralmente, deixando o sujeito "irritado"  ainda mais desconfortável.
 
Segundo Freud, a PROJEÇÃO é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa “projeta” seus próprios pensamentos, motivações, desejos, sentimentos e emoções em uma ou mais pessoas. Frequentemente a projeção é utilizada pelas pessoas, como caminho para liberação de grande quantidade de energia interna que foram se acumulando durante anos, deixando-as presas em si mesmas.

Quando estamos trabalhando nossa reforma interior, aprendemos que praticar a “autoconsciência” é uma das maneiras de nos liberarmos destes tipos de projeções psicológicas que fazemos, na maioria das vezes, de forma inconsciente.
 
A autoconsciência nos confere a possibilidade de nos olharmos de fora para dentro, questionando-nos de forma sincera e honesta, não sobre os “por que comigo”, mas sobretudo, “o que preciso aprender sobre isso”, “para que isso serve”, lembrando que “todo dedo que apontamos para o outro, tem outros três dedos apontando para nós".
 
Texto Revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17



Compartilhe Facebook   E-mail   Whatsapp
foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Paupitz   
Tânia Paupitz é Artista Plástica e Professora de Artes, há 37 anos, sendo sua marca registrada as cores fortes e vibrantes, influência dos estudos de vários artistas Impressionistas. Cursos de Pintura em Óleo sobre tela, para iniciantes, adultos, terceira idade. www.taniapaupitzartes.blogspot.com waths - 48 9997234
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.