O ideal ou recomendável seria que toda pessoa ao final de cada ano, mês ou ciclo fizesse uma análise, mesmo que pequena, sobre o período que passou e refletisse sobre seus feitos, objetivando, é claro, seu autoaprimoramento. Porém, observo que isso raramente acontece. Não sei se pela preguiça de pensar ou pela ausência de uma cultura reflexiva, o fato é que no máximo o que ouvimos são declarações desprovidas de racionalidade dizendo se o período foi bom ou não, se passou depressa ou devagar...
O interessante ou tragicômico nisso tudo é que no final quase todos concordam: o responsável por tudo foi o tempo. Ora, ano, mês, semana, dia, de certo modo são apenas frações de tempo organizados em um calendário que ainda contém, estações, luas, etc. Sozinho o tempo não muda nada; apenas passa.
Nós é que somos responsáveis pelo que fazemos a cada tempo da nossa existência; pelo que construímos ou destruímos, pelo que fazemos ou deixamos de fazer, pela nossa evolução ou estagnação. O tempo, seja ele medido em anos, meses, dias, horas, é apenas uma porção da eternidade colocada à nossa disposição desde que aportamos neste planeta. A nós compete usá-lo de modo produtivo e prazeroso, e se não o fazemos não é por que o mundo ou a vida é assim ou assado, é porque ainda nos falta compreensão para melhor usufruirmos dele, falta-nos conhecimento e sabedoria para vivenciá-lo com plenitude.
É tempo de abandonar as muletas do desculpismo ou do vitimismo, ou de esperar por soluções mágicas para os dilemas da vida. Tempo de colocarmos nossos dons e habilidades para funcionar, para produzir realizações e tornar reais os nossos sonhos. Somos muito mais do que imaginamos ser, temos mais poderes do que a nossa pouca fé acredita. Falta-nos querer com vontade, renovar nosso entusiasmo pela vida; sermos obreiros do tempo, ao invés de apenas deixá-lo passar.
Um novo dia é mais uma bela oportunidade de evolução, um solo fértil para plantar o que melhor você deseja para a sua vida. Enfim, se você evolui e se aprimora, a humanidade também melhora!





Compartilhe



Willes S. Geaquinto - Psicanalista,Psicoterapeuta, Consultor Motivacional. Trabalha com a Terapia do Renascimento promovendo o resgate da autoestima, o equilíbrio emocional e solução de transtornos, fobias,etc... Palestras e Cursos Motivacionais(relação de palestras no site). Contato: (35) 99917-6943 site: www.viverconsciente.com.b E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |