A RELAÇÃO DO CORPO FÍSICO COM A MEMÓRIA EMOCIONAL



Autor Rose Romero
Assunto Almas GêmeasAtualizado em 7/7/2023 3:19:14 PM
Relacionando as diferentes etapas do desenvolvimento da consciência ao longo da evolução do indivíduo com os registros destas etapas na memória corporal, obteremos um mapa no físico, onde está gravada nossa memória evolutiva emocional. Com este mapa em mãos podemos ver, sentir e pesquisar todas as pontes bloqueadas, conexões interrompidas, buracos na estrada... enfim, tudo o que atrapalha ou obstrui a nossa energia vital e o nosso crescimento de fluir naturalmente.
Segundo o psicólogo Jean Yves Leloup, o primeiro registro mnêmico se dá na fase intra-uterina, onde somos passíveis da impressão de tudo e de todos que rodeiam nossa mãe e seu meio ambiente. Estas são as memórias da consciência matriz que incluem até as memórias anteriores à encarnação.
Após o nascimento - incluindo as memórias deste - inicia-se todo o processo de nutrição, digestão e assimilação dos alimentos e informações, enfim, do mundo em geral. Forma-se assim a consciência oral.
Com a aprendizagem e instalação dos hábitos higiênicos, forma-se uma miríade de atitudes relacionadas ao cuidado, atenção e gosto pelo próprio corpo e o dos outros. Aqui se instala a consciência anal.
Estes três níveis de consciência e suas respectivas memórias estão intimamente ligadas às energias do chacra básico e dos seus membros físicos constituintes, a saber: os pés, tornozelos, pernas, joelhos e nádegas.
Seguindo o mapa, chegamos à descoberta da sexualidade quando, muitas vezes inconscientemente, temos uma sexualidade física diferente da que temos interiormente, isto é, a expectativa por nossos pais de um ser de outro sexo diferente do nosso pode ter ficado tão profundamente marcada em nossa consciência matriz provocando um bloqueio ou desconexão com nossa sexualidade física, promovendo sintomas como impotência e frigidez, entre outros, perturbando seriamente nossa consciência genital.
Aqui vemos a relação com o chacra do sacro e, conseqüentemente, com a genitália e o útero.
Continuando na evolução do desenvolvimento, depois de descoberta a sexualidade, inicia-se a descoberta do eu, formando-se a consciência familiar com a ativação das energias do chacra do plexo solar e seus respectivos órgãos: estômago, fígado e rins e a coluna vertebral.
Crescendo em consciência chegamos à consciência social, ao chacra cardíaco e ao coração. E às relações horizontais.
A consciência autônoma corresponde ao chacra laríngeo, aos ombros, pescoço e nuca. E às relações verticais.
Além da consciência autônoma, chegamos a consciência do Self, com a abertura do "terceiro olho" - região entre as sobrancelhas - e a ativação do chacra frontal. E as relações holísticas, integrais.
A região situada no topo da cabeça, à qual nos referimos como centro do chacra coronário, quando ativada, nos conecta com Deus, com a Consciência Cósmica Superior ou Consciência Crística - estado além do desejo e do medo, ponte direta com o divino.
Atingindo este ponto, daí para frente já é outra estória, outro mapa, outras aventuras.
https://youtu.be/M4cpAn9hUws
Rose Lane Romero da Rosa
Psicóloga Junguiana e Pesquisadora de Teologia feminina.
[email protected]
Texto revisado por Cris
Psicóloga Junguiana e Pesquisadora de Teologia feminina.
[email protected]
Texto revisado por Cris









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Rose Romero Psicóloga Junguiana, Teóloga e Facilitadora das Oficinas ArteVida de Meditação do Projeto Labirinto E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui. |